Entrevista: Tatiane Durães


Tatiane Durães nasceu em Monte Mor, onde mora até hoje. Tem 28 anos, é assistente administrativa e formada em Administração de Empresas na Unip- Universidade Paulista. 

Com quinze anos leu O Alquimista do Paulo Coelho, se apaixonou pela literatura, e não parou mais de ler. 

Em 2013 começou a escrever sua primeira história, depois de ficar imaginando vários finais diferentes para livros e filmes que lia e assistia. 

Um ano depois seu mundo ganhava vida no nome de Arcantatys.

Suas obras são: As Faces da Luz (leia a resenha feita pelo blog, clicando AQUI) e Desejo e Honra (leia a resenha feita pelo blog, clicando Aqui).

Vamos à entrevista!!


Conchego: Quando você percebeu que os mundos criados por você não cabiam mais dentro da sua imaginação e precisavam ter “vida própria”?

TD: Quando as ideias começaram a me enlouquecer... rs... Chegou um momento em que eu só pensava nas histórias, e isso atrapalhava um pouco os afazeres do dia. Então resolvi colocá-las no papel. 

Conchego: Dentro da cultura, algumas manifestações são mais bem vistas que outras, assim como alguns gêneros. Você já sofreu algum tipo de preconceito por conta do gênero que escreve? 

TD: Não. Ainda não tive o desprazer de sofrer qualquer tipo de preconceito no meio literário. Não diretamente, pelo menos. 

Conchego: Quando nasce o título? E mais importante, como ele surge? Pesquisa, de dentro do livro, sugestão de alguém que está lendo? 

TD: Até hoje, os títulos dos meus livros foram sugestões das minhas leitoras betas. Deixo para pensar no título depois de ter escrito a história, ou pelo menos de ter começado a desenvolvê-la. 

Conchego: De todas as personagens que já escreveu, qual seu favorito e qual gostaria de matar? 

TD: Eu gosto de todos, mas a Tayara, a Samantha e a Amanda, que são as personagens principais dos três livros, são minhas preferidas. Os que tenho vontade de matar, eu mato. haha... 

Conchego: Todo mundo tem uma rotina, mesmo que seja não ter uma, nos conte um pouco sobre a sua. Que horas é melhor para você escrever? Gosta de música ou prefere o silêncio? 

TD: É claro que prefiro o silêncio, mas sendo casada, com filho pequeno, é meio complicado. Precisei me adaptar a isso. Então, escrevo de qualquer jeito. Mas prefiro quando meu filho está dormindo ou na escola, pois quando ele está em casa, preciso dar atenção a ele, então deixo a escrita de lado, um pouco. 

Conchego: Na hora da criação é “papel e caneta”, software de criação ou que tiver mais acessível?

TD: Só anoto no papel em casos extremos. Minha letra é horrível e às vezes eu mesma não entendo o que escrevi, ainda mais se tiver com pressa. Prefiro sentar no computador e abrir um arquivo do word e fazer as anotações ali. 

Conchego: Seus livros nascem únicos ou séries? O que prefere, um livro único, mesmo que grande, mas que conte toda a história de uma vez ou série?

TD: Como leitora, gosto de séries. Ainda mais se me apaixonar pelos personagens. Quanto mais, melhor.
Como escritora, vai da necessidade da história. As Faces, nasceu para ser grande. A história era enorme já em minha mente. Kaelium era para ser um livro único, mas os leitores pediram uma continuação e a história cresceu. Desejo e Honra é um livro único mesmo. Não penso em continuar com a história. 

Conchego: Qual foi, até hoje, o momento de maior emoção, tanto positiva quanto negativa, que a literatura já te trouxe?

TD: Os momentos de maior emoção, positivamente falando, sempre são quando um leitor vem conversar comigo, que terminou de ler e gostou da minha história. Isso não tem preço. Negativa, ainda não tive nada que tenha me deixado para baixo ou me feito chorar. Mesmo as resenhas negativas, não me chateio. Entendo que é a opinião daquele leitor e que ele tem todo direito de não gostar. Assim como eu não gosto de vários livros que leio. 

Conchego: Com a proximidade proporcionada pelas redes sociais e plataformas de compartilhamento, como é a convivência com os fãs? Eles influenciam a confecção de uma obra? 

TD: Eu adoro quando um leitor me chama inbox ou faz uma resenha, falando do livro. Gosto muito de saber o que eles acharam, sendo positivo ou negativo. É importante. Afinal, a história foi feita para eles.

Normalmente quando começo uma história, já a tenho completa, seja na mente ou num resumo. Então não, os leitores não influenciam nisso. Acontece, é claro, quando vamos trabalhar na continuação, como estou fazendo, levamos em consideração os feedback que tivemos para melhorar a escrita e a história, mas não muda nada drástico. 

Conchego: Todo escritor gosta de ler, quais seus gêneros e autores prediletos?

TD: Meu gênero favorito é a fantasia, com certeza. Eu não consigo dizer que tenho um autor favorito, pois para isso eu teria que ter lido vários livros dele, e não tenho nenhum que tenha lido vários. rs... Mas posso dizer autores que gosto bastante, como: Leonel Caldela, Renata Ventura, Sarah J Mass e vários outros. 


Para conhecer mais sobre a autora e acompanhar suas publicações basta segui-la na página da trilogia Arcantatys no facebook.


Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Oie, tudo bem?
    Já "conhecia" a Tatiane no facebook, quando comprei o livro dela Desejo e Honra agora estou esperando o lançamento do Faces da Luz, que com toda certeza deve ser incrível!
    Ela é um amor de pessoa, super simpática e atenciosa!
    Adorei sua entrevista.
    Sucesso ao blog :)

    Beijos :*
    Jess*
    http://www.lovebooks2.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adoro entrevistas de autores, gosto de saber mais sobre seus processos de criações, momentos de introspecção e inspirações. Não conhecia a autora e vou procurar saber mais sobre sua obra.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  3. Olá. Que entrevista legal.
    Assim como a autora, eu tenho um pouco de problemas com o que acontece em minha mente e só descanso depois que escrevo, tenho problemas até para estudar por causa disso.
    Amei a entrevista. Estou iniciando meu livro agora e é importante que eu saiba como foi com outros autores.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Não conheço a autora, mas tirei varias dicas dela pra mim.
    Pensar demais em historias as vezes me desorienta, vou passar a escrever todas, depois organiza-las, quem sabe não me ajuda a ser mas focada, e não sai alguma coisa interessante dessas minhas divagações.
    Parabéns e sucesso com o blog

    Emy do blog Psicoses:
    www.blogpsicoses.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Daya,

    Adorei a entrevista. Muito obrigada.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ei, meninas!
    Adoro entrevistas, ver um pouquinho do processo criativo de cada autor. Acho a Tati um amor de pessoa, com um talento muito dinâmico! Li Desejo e Honra e foi um dos melhores romances de época nacionais que tive o prazer de ler. Agora quero ler as fantasias! XD
    Super entendo quando ela diz que anotar a ideia em papel só em último caso! Letro horrível aqui tb! XD Sucesso pra todas!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!

    Entrevistas são ótimas para conhecer melhor a autora e a forma dela trabalhar. Eu conheço as obras, mas ainda não li. Mas sempre leio elogios para a escrita dela.
    Ela foi a unica autora que eu vi que não citou a JK hahahaha, acho que as redes sociais são maravilhosas para nos ligar com os autores e poder reclamar de algo ou elogiar. *-*
    Enfim, bela entrevista!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Adoro entrevistas com autores, tenho a sensação que ficamos mais pertinho de suas vidas e de seus projetos. Ela me pareceu mega simpática e quero conferir suas narrativas.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi gentem! Te falar, comentar pelo celular eh uma boxta...
    Então, eu conhecia as obras, principalmente desejo e honra, as faces da luz eu estou louca pra ler, a capa me encantou.
    Deixa eu registrar que adorei os microfones no banner inicial! Kkkkkkkkkkkkkk
    E agora posso dizer que conheço a autora depois de ler essa entrevista bacana. Legal saber q ela ainda não teve momentos negativos, digo, retorno negativo com relação a um livro ou personagem.

    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Adorei a entrevista.
    Minha letra também é horrível Tatiane. Mas não gosto de continuações, só se já estiverem todos publicados, porque ai eu compro todos de uma vez. Seu eu ler somente um, e os outros forem demorar a sair, eu morro de ansiedade. rs
    Não gosto muito de fantasia, mas estou aprendendo e com essa semana especial com o seu livro, acho que já sei qual vai ser a minha estréia. Vou te adicionar no facebook para conhecer melhor.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Ainda não li os livros da Tatiane, mas li várias resenhas de "As faces da luz". "Os que eu tenho vontade de matar, eu mato" haha' essa foi muito boa. Acho que o retorno positivo dos leitores deve ser a melhor coisa, né?! Minha letra também é horrorosa...kkk' nada como o word ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Também gosto de séries! hahaha É tão legal de ter na estante também.
    E eu acho que ser escritor é um dom mesmo né? Porque ver ela respondendo que as histórias não saiam de sua cabeça me fez perceber que nunca passei por isso, de criar histórias. :/
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de séries também, mas eu sou do tipo que já tem que ter todos os livros na estante para ler tudo de uma vez só, porque eu sou bem curiosa sabe? Mas mesmo assim espero ainda conhecer as obras da autora, porque eu estou com um dela que estou doida para fazer a leitura e espero fazer esse ano ainda, pois todos disseram que era maravilhoso...AS DUAS FACES DA LUZ. Ano passado era pra ter resenhado, mas por conta do tempo não deu. Mas mesmo assim desse ano não vai passar. Espero gostar muito. Adorei a sua entrevista e conhecer um pouco mais da autora =] PARABÉNS

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-desconhecida.html

    ResponderExcluir
  14. Ola lindona parabéns pela entrevista, adorei conhecer um pouco mais da autora, fora do usual achei bem interessante ela escrever e depois pensar em um título, normalmente vejo as autoras com o título e personagens definidos e depois a trama em si. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!!!
    Não conhecia a autora e seus livros e achei super bacana a entrevista..adoro qnd blogueiros fazem entrevistas com autores porque assim ficamos sabendo um pouquinho mais de como foi desenvolvido determinada obra,e como leitora também adoro series quando é bem desenvolvida :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aposta-vanessa-bosso.html#comment-form

    ResponderExcluir
  16. Oii,
    Não conhecia a autora, nossa que moça simpatica! Tô louca pra ler algo dela!
    Beijos, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu já vi a autora em algumas redes sociais, mas nunca cheguei a pesquisas suas obras. Parando para analisar a entrevista e as informações, ela me parece ser muito competente no que faz e acredito que seria interessante conhecer mais seus títulos publicados. Percebi que várias pessoas gostam da série e tá ai uma boa escolha para colocar e acrescentar na minha meta de leitura desse ano. Parabéns pela entrevista e que ela continue ''enlouquecendo'' e colocando sua imaginação nas palavras. :D

    ResponderExcluir
  18. Oiie,

    Ainda não tinha tido o prazer de conhecer nem a autora e nem a obra, e que bom que eu fui apresentada, pois gostei muito do enrendo dessa série. Pela entrevista me pareceu que a autora é mega competente e ama o que faz, isso é maravilhoso. eu tenho um probleminha com séries, tenho que ter todos, sou muito curiosa, então tenho que ler em seguida.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Não conhecia a autora, e pela entrevista deu a impressão de ser uma pessoa super simpática.
    Gosto de ler post de entrevista, porque além de conhecer o autor (a) melhor, nós também ficamos sabendo de suas inspirações, o modo como gostam de escrever, acho super legal saber desse detalhes que não fariam tanta diferença para outra pessoa, como para mim. E eles ainda dão (as vezes) dicas super bacanas de como escrever melhor.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Muito legal.
    Gostei da ideia de ter uma entrevista com uma escritora, gostei das perguntas e mais ainda daa respostas, não foram perguntas sem nexo e ela soube muito bem o que dizer, parabéns.

    Mary Karoll

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Gostei muito dessa entrevista e de conhecer um pouco mais da Tatiane, principalmente da rotina para escrever o livro. Fico imaginando ela tentando escrever e o filho do lado querendo brincar, rs. Menina, você é uma guerreira, continue assim.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  22. Por ter a tendência de colocar escritores em um pedestal inalcançável de criatividade e bravura, fico hiper-feliz quando vejo entrevistas com eles, porque elas me fazem lembrar que eles são pessoas como a gente. Como alguém que nunca consegue terminar o que escreve, eu me pego avaliando esses questionamentos sobre o processo criativo dos autores para levar pra vida. Gostei muito! E a Tatiane parece uma simpatia!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oie! Eu já tive alguns contatos com a Tatiane e até passei no processo de seleção de parceiros da autora. Comecei a leitura de As Faces da Luz em pdf, porém não consegui continuar. A história não fluiu... Adorei a entrevista e as perguntas criadas por você! É ótimo conhecer um pouco mais da rotina de um escritor, pois muitas vezes nem imaginamos a imensidão do trabalho por trás de uma criação. Parabéns pela entrevista e sucesso ao blog e à editora!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito de entrevistas que me revelem bons autores que não conheço. Não conhecia a Tatiane Durães, mas gostei muito dela pela entrevista. Fiquei interessada em saber mais e já vou até dar uma lida nas resenhas de seus livro, feitas pelo blog. Parabéns pela entrevista, ficou excelente!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  25. Oi Daya,
    Que entrevista boa! Gostei muito das perguntas que fugiram do convencional e proporcionaram conhecer mais detalhes da autora.
    A Tati é uma fofa, querida. Tive oportunidade de ler As faces da Luz e mesmo fantasia não sendo meu gênero favorito, eu amei o livro ( ela me fez gostar de elfos! e do Ariosto, claro).
    Comecei a ler Kaelium mas acabei não terminando (ainda) mas pelo inicio é um livro incrível.
    Com certeza a Tati é um modelo dos ótimos autores nacionais ue temos e merece muito sucesso.
    bjs,
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Morro de vontade de ler As Faces da Luz, simplesmente porque a capa do livro é linda, e enche os olhos de qualquer um.
    Achei bacana as perguntas que fez pra autora, e ela foi uma fofa por explicar tudo direitinho, saber que ela é fã de fantasia só me deixou mais animada em conhecer o trabalho dela.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá Day e Nana, adorei saber um pouco mais da Tati, gosto muito dela pelo que vejo nas redes sociais uma pessoa muito simpática e querida.
    Acabei de ler seu livro de época Desejo e Honra e gostei muito da escrita dela.
    Eu também só gosto de escrever no word e de preferência me silêncio, mas assim como ela nunca consigo por causa do filhote só quando ele dorme.
    Beijos meninas.

    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Gosto quando a entrevista flui assim. É complicado colocar tudo no papel e depois mostrar ao mundo, fico feliz que esteja dando certo para a Tatiane e que ela aceita tanto elogios como críticas bem. Que o sucesso seja o máximo e que ela traga muitas leituras para o mundo ainda.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá
    Não conhecia a autora e nem os seus livros e foi muito legal ler um pouquinho sobre ela!
    Não sou escritora, mas entendo como deve ser ter várias histórias na cabeça e uma necessidade imensa de colocar para fora...
    Meu gênero literário favorito também é fantasia <3
    Já estou colocando na lista para comprar!!
    Muito sucesso!
    Beijinhos,
    Luiza
    Every Little Book

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia a autora e nem os livros - vou dar uma conferida nas resenhas para saber mais deles pois só pela entrevista já gostei da autora.
    Super legal a entrevista e as perguntas escolhidas. Eu como leitora gosto tanto de série quanto de livros únicos - acho que depende muito da história e adorei a resposta da autora quanto a isso. Realmente tem histórias que surgem para serem livros únicos e se alongar fica com muita cara de só estar enrolando...
    Beijinhos,
    Lica
    http://www.amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  31. Que entrevista boa! fiquei feliz em saber que a autora nunca sofreu nenhum tipo de preconceito literário. Acho que a literatura nacional esta sendo reconhecida e admirada.prova disso são os inúmeros novos autores que vem surgindo,nus presenteando com historias fantásticas! Acabei de ler a resenha do livro As Faces da Luz e me interessei bastante. #euqueroler Sucesso Tati!
    Bjus

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Gostei muito de conhecer um pouco mais da Tatiane Durães e principalmente saber as historia por trás de As Faces da Luz antes do seu lançamentos e muito legal a entrevista e gostei de saber que ela ler Sarah J Mass já que adoro os livros dela !!

    ResponderExcluir