Momento Blogueira: Como surgiu o Conchego





Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Acho que uma pergunta que todo blogueiro escuta muito é "Por que você resolveu criar o seu blog?". Ao menos a Daya e eu ouvimos sempre... Então resolvi falar um pouquinho sobre isso para vocês, assim como também comentarei, em posts futuros, como foi criar cada passo do layout.




Eu não era uma pessoa de ler muito na fase da adolescência, assumo. Mas depois que comecei a fazê-lo de verdade não consegui mais parar. Após o término de cada livro, ficava doida para ter com quem comentar sobre o assunto, mas a maioria dos meus amigos, quando não todos, nunca havia lido a mesma obra que eu.

Comecei, então, a procurar por grupos de debate nas mídias sociais. Em um deles conheci nossa queridíssima, e também fundadora deste blog, Daya Maciel. Ela era colaboradora de um outro blog literário, o Três Leitoras, onde fazia resenhas. Depois de um tempo fui parar lá também, como resenhista, e gostei da coisa. Foi nesse blog que aprendi o básico de como criar postagens no sistema do blogger e a estrutura de uma boa resenha.

Um belo dia, Daya e eu conversando, ela comentou que sempre quis abrir um blog, mas não tinha coragem porque dava muito trabalho e sozinha era pesado. Tipo... HEIN?

Comentou sobre um desafio com uma ariana o que a ariana quer, gente? Pois é. "Olha eu aqui Daya!".rs. Nem pensei duas vezes para me oferecer para abrir o blog com ela e no mesmo dia comecei a pesquisar sobre o assunto. Acho que a coitada até se assustou, porque não parei mais de falar daquilo e fazer pressão pra que o blog realmente se tornasse realidade.

Foi tudo meio que no impulso. Debatendo se iríamos mesmo encarar esse desafio, aceitamos, voltamos atrás, aceitamos novamente... Tudo em um espaço de umas quatro horas. Decisão tomada, comunicamos ao blog no qual eramos colaboradoras antes que pudéssemos pensar novamente e desistir mais uma vez.


Para que ninguém ficasse na mão, saímos deixando resenhas feitas lá para os nossos dias até o fechamento daquele mês (se é que estou lembrando direito), dessa forma ninguém seria prejudicado. Elas, por sua vez, acharam melhor não usar e substituir logo os agendamentos pelas resenhas de outras colaboradoras que elas já possuíam.

As meninas aceitaram nossa saída, afinal, elas também tinham um blog e compreendiam o desejo de outras pessoas também quererem ter o seu.

No mesmo dia do nosso desligamento no Três Leitoras surgiu o Conchego das Letras, com um layout gratuito tirado da internet e duas fundadoras que não faziam ideia de como mexer na parte de HTML interna da plataforma. kkkkk

E foi assim que surgiu o Conchego. 

Que tal? Gostaram da história? Então, fiquem no aguardo que vêm mais informações sobre nossas mazelas para fazer o blog ficar decente em breve. rs. Beijinhos a todos que nos leem e obrigado por acreditar em nós!


Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Nossa que história legal!! Adorei <3
    Tem post novo lá no meu blog quando puder fazer uma visitinha lá ficarei Feliz <3
    Beijoooos

    Dreams of Viih ~ www.dreams-of-viih.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Viih. Passarei lá para olhar sim.

      Excluir
  2. Que gracinha. Eu acompanhou o blog Três Leitoras tem pouco tempo, então não vi vocês por lá. Mas fico feliz pela coragem de ambas de seguirem um sonho, a vontade de ter um blog. Parabéns! Acho aqui super aconchegante, adoro as postagens apesar de ter pouco tempo que acompanho. Mas vocês são lindas. E podem dividir com a gente as mazelas, é muito bom saber como surgiu, as dificuldades e as felicidades também. E quero continuar aqui muitos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por você ficar à vontade aqui no blog!! Obrigada pelo acompanhamento.
      beijosss

      Excluir
    2. Que mensagem linda Bianca Faria, obrigada! Ficamos muito felizes que você goste do nosso trabalho aqui e que tenha exatamente a sensação que procurávamos passar: aconchego.

      Inclusive, inicialmente o nome do
      Blog era para ser Aconchego das letras. Mas não deu e acabamos tendo que usar o verbo conchegar, que é sinônimo. Mas esse é um assunto para o próximo post,rs

      Excluir
  3. Que post legal, eu posso dizer que acompanhei o conchego do começo e sempre gostei muito dele, é um blogue muito fofo. É impressionante saber que tudo foi feito no impulso, o conteúdo, o layout e tudo ficou muito profissonal. Parabéns Mary e Daya.

    Abraços e feliz Natal.

    Alessandro Bruno
    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O layout atual demorou horrores pra ficar pronto, Alessandro! Kkkk o primeiro era um rosa, simples,
      Com uma bonequina. Era gratuito e tirado da internet. Nada era personalizado como é agora. Mas também contarei o passo a passo dessa saga em outro post.

      Vamos na ordem. Promeiro como decidimos criar. Depois a saga da escolha do nome, da qual nossa primeira colaboradora, a Boo Nina, participou bastante, com sugestões e voto de minerva. Kkkkk

      Excluir
  4. Adorei saber a história de vocês, acho o blog um amor de tão meigo e adoro as postagens daqui!

    ResponderExcluir
  5. Bacana a história de vocês! Já tinha lido a postagem sobre a escolha do nome do blog (eu levei 1 semana pra escolher o do meu e olha que eu fiz - ainda faço - sozinha) e também adorei! Um ano e 4 meses de blog depois e eu ainda não sei usar o HTML principal! rsrs....
    Sucesso pra vocês, muitas resenhas e muitas histórias ainda vão rolar!
    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Interessante conhecer a história de vocês. Sei que Daya entrou em contato comigo no face e tal e firmamos parceria de blog, mas poxa, legal. Parabéns , que o blog continue lindo assim haha beijos

    ResponderExcluir
  7. Foi muito bom ter tomado essa decisão, amooo cuidar do blog e melhor ainda ter a amizade da Mariana.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    hehe' acho que todo blogueiro quando começa não sabe nada sobre layouts e HTML né? kkk' lembro que eu era uma desgraça nisso, e ainda sou um pouco *-* Gostei da história, vocês debateram e foram em frente com o blog :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari... é bem isso mesmo que acontece... eu sempre fui uma viciada pela leitura, mas confesso que fiquei muito mais viciada depois que criei um grupo no facebook com o mesmo nome do meu atual blog... mas sempre sentia que faltava alguma coisa... o grupo era bem cheio, sempre estávamos em debates... sempre com brincadeiras e interações... mas eu sentia a necessidade de falar mais sobre o que eu li e em 2013 o meu blog surgiu... eu o amo como se fosse parte de mim... e ter pelo menos uma noção sobre HTML minha filha eu penei então sei como é... continuem... adoro as postagens daqui... Xero!

    ResponderExcluir
  10. Eu comecei acompanhar o blog tem pouquíssimos dias, dois na verdade rsrs,mas to apaixonada. Eu gosto de tudo aqui, do Layout, das bonequinhas, da fonte que vocês usam, do modo como escrevem, da cor de tudo rsrs.
    Eu ainda falo aconchego e sempre que digito no google sou redirecionada rsr.
    Como nova fã eu preciso dizer, obrigada por resolverem criar um blog só seus, eu meio que já me sinto em casa aqui :)
    Adorei saber como tudo começou, parabéns pela coragem de seguirem em frente, sucesso para vocês meninas.

    ResponderExcluir
  11. Olá, adorei saber um pouquinho mais sobre vocês <3

    Desenho muito sucesso ao blog, só que é blogueiro sabe o quanto não é fácil se dedicar a esse "Hobbie"

    beijokas da Quel ¬¬

    ResponderExcluir
  12. Adorei a história. Eu não sabia que a Daya era colaboradora do Três Leitoras e que depois você foi pra lá também, gosto bastante do blog das meninas. O Conchego eu conheci no ano passado através de uma foto que alguma autora postou e fui procurar, achei esse nome super charmoso e o blog é uma fofura. Eu criei o meu porque não tinha com quem falar sobre livros, ficava sozinha e fiz uma fanpage, encontrei muitos leitores e vi a necessidade de criar um blog para poder falar mais. Eu também não entendia de HTML mas hoje entendo um pouco, do básico pelo menos kkkk . Muito legal a história de vocês.

    ResponderExcluir
  13. Oi Meninas, a história do nascimento dos nossos bebês blogs sempre são carregadas de nostalgia, quando crie o blog já tinha a página no facebook, criei com mais duas amigas o blog com mesmo intuito de vocês dividirem as experiências literárias, no começo foi bem difícil e não sabia nada de blogs e não tenho a obstinação da Nana de sair pesquisando antes, eu enfiei as caras sem saber nada kkkkkk Mas hoje tenho tanto orgulho do Clube que e como se fosse meu segundo filhote.
    Parabéns pelo cantinho de vocês sempre acolhedor e cheio de novidades.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Mari,
    Adorei a história do Conchego.
    Ter um blog é algo muito prazeroso e gostoso. Eu adoro ter o meu, mas também foi uma escolha difícil, envolve muito trabalho.
    Gosto muito do trabalho de vocês e serei sempre uma fiel leitora.
    Beijos!

    ResponderExcluir