Culinária Literária: Burguer Barbecue

E cá estou eu novamente.

Vocês já leram algum livro da Laurran Dohner? Eu li vários, das três séries da autora. Gosto dos “mutantes” de Cyborgue Seduction. Divirto-me com os alienígenas de Zorn Warriors, mas como a grande maioria das pessoas que foram apresentadas aos NS’s (New Species, em inglês), sou apaixonada por esses caras.

A ideia não é original, mas a apresentação é muito boa: cientistas desenvolveram híbridos entre homens e animais, misturando o DNA (isso já pode estar acontecendo de verdade) e usam esses mutantes como cobaias em experimentos de drogas, entre outras coisas. E os tratam pior que aos animais. Depois de algumas peripécias, eles são libertados e estabelecem a “sociedade perfeita”. Não vou falar muito sobre os livros aqui, porque nosso papo é sobre comida.

Como os Nova Espécies gostam muito de carne e a autora é norte-americana... Hoje é dia de Barbecue!

OK, é um Burguer Barbecue, mas é o melhor hambúrguer que já provei.

E guardem bem, porque foi uma amiga que me deu essa receita:


Ingredientes Burger:

800 gramas de carne moída (truque! Para ficar realmente suculento, o ideal é que tenha gordura, a proporção é 10% do peso da carne. Eu costumo colocar para cada um quilo de carne magra, 50 gramas de bacon cru moído e 50 gramas de lombo de porco, a gordura do lombo)
1 colher (sopa) de sementes de gergelim
1/2 xícara de queijo ralado (minha amiga me mandou usar um queijo especial que não vende na minha cidade. E me recuso a citar marcas, então use um bom queijo, da sua preferência, eu gosto do sabor mais picante do provolone)
1/4 xícara de molho de churrasco
Sal e pimenta preta a gosto
Cebola em pó

Modo de preparo:

Em uma tigela funda, misture a carne (se for fazer minha mistura agora é a hora), o queijo, o molho e os tempero. Misture muito bem. Faça discos de mais ou menos um dedo de altura.

Agora mais um truque: no centro do disco, aperte o dedão, formando uma concavidade, um “afundamento” de meio dedo de profundidade. Isso vai evitar aqueles hambúrgueres em formato de bola.

Depois de tudo feito, eu gosto de levar para geladeira e deixar descansar por pelo menos meia hora antes de levar par grelha, grill ou frigideira. Se não for uma antiaderente, aconselho a pincelar um pouco de manteiga antes de fritar. Frite por 4 a 6 minutos antes de virar, isso ajuda a cozinhar bem a carne por dentro, principalmente se usar a carne de porco, é muito importante.

Para dar um toque especial, pode pingar um pouco de molho sobre a parte já frita enquanto a que está em contato com a chapa chega no ponto.


Beeeel! Que raio de molho especial é esse?

Molho especial – ex-segredo de família de uma amiga!
Ingredientes:
3/4 xícara de maionese
1/4 xícara de ketchup
1/4 xícara Relish (pepino em conserva de uma marca famosa)2 colheres de sopa de molho inglês
Sal a gosto
          Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador ou mixer, prove os temperos e corrija caso necessário. 

E aí, essa foi boa né?! Então te espero na próxima.

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Meu Deus, parece ser delicioso!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fantástico Nazaré. Quando faço aqui em casa, tenho que fazer quantidade industrial rssrsr

      Excluir
  2. Amo a série "Novas Espécies", é tudo de bom!
    Mas o sanduíche não posso nem olhar (dieta de mais de anos), mas fico até salivando. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Novas Espécies são quase o sonho de consumo de todas as mulheres, né Bianca?? Também gosto muito deles, mas paixão literária é pelo Don Vito Corleone... rsrsrsrsrs. Taí, vou montar umas receitas de massas, porque aquela de canoli dá muito trabalho.
      Agora vamos lá, não come carne ou evita gordura ou os dois? Vou procurar uma receita com "carne" de soja e sem glúten pra você!

      Excluir
  3. Aiiii que delícia, arrasou Bél!!!
    Amo hambúrguer!!! rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, esse é campeão aqui em casa. Todo mundo ama. Até quando faço a versão light, com "carne de soja" fica bom rsrsrsrs
      Feliz que você gostou da ideia.

      Excluir
  4. Eu não sei cozinhar nada, nem hambúrguer :(
    Mas em compensação, como de tudo EHAIUEHAUHE ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana, bem-vinda!
      Cozinhar não é difícil. Eu acho divertido, mas porque não tenho obrigação de fazer isso todos os dias...
      Dê a receita de presente para alguém que seja bom na cozinha e se delicie com o resultado. Ou arrisque-se e se delicie do mesmo jeito! rsrsrss

      Excluir