Resenha: Surpreendente!


Título Original: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Páginas: 265
Ano: 2015



Tive o prazer de ir à tarde de autógrafos do lançamento deste livro e assim que consegui parar um minutinho me pus a lê-lo. A partir do momento que comecei simplesmente não consegui mais parar.

O livro é dividido em cindo partes e possui o total de 51 capítulos curtinhos, de forma que quem tem pouco tempo pode separar para ler um capítulo por dia tranquilamente. No meu caso li em oito horas e por várias vezes tive que usar toda a minha força de vontade para não voar até a última página e descobrir logo se o rapaz morre ou não morre. Quanta agonia!


Cada parte da obra é referente a uma etapa da vida do personagem e todas elas ocorrem em um prazo de algumas semanas. Nela conheceremos a história de Pedro. Um rapaz com um problema de visão degenerativo que, na imensa maioria dos casos, leva à cegueira.

Ao descobrir que sua doença havia estabilizado aproveitou ao máximo para fazer a faculdade de cinema e conhecer todos os “melhores filmes já produzidos”. Seu maior sonho era ganhar o Cacau de Ouro. Ao longo do livro sugestões divinas nos são fornecidas, como O poderoso Chefão, o que faz dele ainda mais cultural.

Depois de um assalto no qual foi vítima e levou uma perigosíssima pancada nos olhos resolve  “fazer uma loucura”, sair para filmar seu tão desejado filme no estilo “A Bruxa de Blair”, apenas uma câmera na mão e os atores (no caso ele e mais 3 amigos) em uma viagem de carro.

A viagem é cheia de altos e baixos, com lições de vida maravilhosas e, por que não dizer, surpreendentes! Cada cena é retratada com uma vivacidade tão grande que me senti ali, ao lado deles, passando por tudo aquilo. Pedro, Fit, Mayla e Cristal passaram a ser também meus amigos, pois apesar de eu não estar no filme, viajei com eles.
"Apenas os fortes sobrevivem, porque mesmo a estrada sendo longa, já dizia o velho poeta: 'Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como'."
Mesmo se eu quisesse escolher, não seria capaz de apontar minha personagem favorita. Os quatro principais (mencionados no parágrafo acima) são igualmente importantes para obra; a avó de Pedro é maravilhosa, o médico essencial e os pais... Com seus erros e acertos são pais com P maiúsculo. Como falar de um só? Não dá!

É uma obra emocionante, que trata dos medos mais profundos dos seres humanos: amor, amizade, companheirismo, egoísmo, prepotência, impotência, hipocrisia, perdão, esperança... Dos vários significados da palavra CHANCE, desde os bons aos ruins.

Tá aí um livro que faz jus ao nome que tem. Recomendo de olhos fechados!

Vejam o vídeo que a Intrínseca preparou para divulgação da obra.




***
Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. 
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos. 

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Surpreendente! é realmente surpreendente.
    Foi para minha lista de melhores leituras do ano.
    Bjs Mari!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leninha, está nessa minha listinha também! Fiquei muito impressionada com o livro e a forma como consegue mexer com nossos sentimentos usando uma linguagem até bastante leve.

      Excluir
  2. Mari, eu estou fascinado a cada resenha que leio sobre Surpreendente!. Sempre descubro uma maneira nova de encarar a vida, com este protagonista que nos ensina muito, mesmo com sua deficiência visual. Escuto muito sobre a boa escrita do Maurício Gomyde, mas este livro superou as minhas expectativas. Gostei bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ycaro, esse foi o primeiro livro do autor que li e já virei fã. O livro já estava despertando o interesse de muitos e ainda nem lançado havia sido. O Lançamento foi LOTADO. Acabei optando por ler apenas a sinopse e absolutamente nenhuma resenha antes de me aventurar nele. Eu queria surpresa total.rs. Não me arrependi, embora acredite que mesmo que eu tivesse lido as resenhas antes iria ter amado o livro da mesma forma.

      Excluir
  3. Estou vendo a capa deste livro como destaque em vários sites de livros que acompanho, mas nunca tinha me atentado a ler a sinopse, adorei, com certeza irei ler... Depois volto aqui pra dizer o que achei!!

    Parabéns pelo post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bruna. Eu conhecia o livro justamente pelo destaque que estava recebendo nos vários sites, mas como ainda não havia sido lançado... Aguardei. O Conchego foi ao lançamento e não me arrependo nem um pouco de ter passado ele "na frente" de muitas leituras da minha meta do ano, valeu cada linha!

      Excluir
  4. Oi Mari, que delícia de livro, nem imaginava uma história assim, fiquei com vontade de ler.
    Ótima resenha.
    Um abç,
    Boo Nina
    http://www.rascunhocomcafe.com/2015/10/o-misterioso-caso-de-styles-estreia-de.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gi, que bom que gosto! Eu amei o livro, super vale a pena. Tenho certeza de que você também vai gostar do estilo e da história apresentados por este autor.

      Excluir
  5. Caramba, juro que esse livro se tratava de outra coisa!

    Amei a resenha, e já adicionei na minha lista no skoob.

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar a mudar sua opinião sobre ele então. Fico feliz que tenha adicionado no skoob e espero que também goste da leitura. Depois volta aqui e conta pra gente o que achou?

      Excluir
  6. Só tenho uma palavra pra descrever sua resenha... Surpreendente!
    A resenha me fez querer estar ali viajando com eles. Torcendo aqui pra que um milagre aconteça e Pedro não perca a visão. Colocando o livro no topo da minha lista de leitura em 3...2...1
    bjus ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima notícia Fernanda, depois de terminar volta aqui e conta pra gente o que achou?

      Excluir
  7. Mari,
    quero muito ler e estou ansiosa para ser surpreendida rsrs
    parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daya, você vai gostar. Mas como você é uma pessoa rosa e emotiva, provavelmente vai chorar. Então prepara a caixa de lencinhos, ok?

      Excluir
  8. Oi Daya,
    confesso que no começo da resenha fiquei preocupado, pensei que você fosse soltar algum spoiler... mas ainda bem que não (ufa).
    Adorei a resenha, estou louco para poder ler o livro, quem sabe eu não ganho uma oportunidade?!
    Abração.

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinícius, aqui é a Mari, mas tudo bem. kkkkkkkk. Sério que você achou que soltaria spoilers? rs Qual parte fez com que você tivesse tal sensação?

      Eu realmente faço de tudo para que a resenha seja a mais completa, porém sem spoiler, dentro do que posso e quando gosto do livro empenho-me para que a resenha também seja capaz de convencer os outros a ler.

      Excluir
  9. eu ja tinha vista ele mas ainda nao tinha me chamado atenção ele... e realmente me surpreendi com a resenha! muito bom... devorou o livro hein! eu nunca imaginei que ele tivesse um contexto assim... nao sei pq eu pensava que esse livro era bem bobinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza, ele até é leve, mas de bobinho não tem nada! Em sua leveza trabalha temas pesados e profundos, conseguindo mexer com o leitor. Vale a pena a leitura, tenha a certeza.

      Excluir
  10. Gente eu preciso ler esse livro. Já vou atrás do autor para comprar ele. E quando eu terminar com ele eu dou minha opinião do que achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaa! Aguardaremos ansiosos pela sua opinião Gustavo! Se existe uma coisa que me deixa animada é ver as pessoas que leram o livro vindo aqui e comentando também as opiniões que tiveram a respeito dele.

      Excluir