Leituras da Mari: A Different Blue - Amy Harmon


Título Original: A Different Blue
Título no Brasil: ainda não lançado
Autor(a): Amy Harmon
Ano: 2013
Páginas: 454
Editora Estrangeira: CreateSpace Independent Publishing Platform




Esse livro me foi sugerido por uma amiga cujo gosto literário confio plenamente, então talvez seja necessário avisar que fui cheia de expectativa para ele. E o que acontece quando vamos com muita sede ao pote?!

Na maioria dos casos nos decepcionamos, certo??? Pois é, mas acreditem se puder, isso não aconteceu com esse livro. Bem longe disso, eu simplesmente amei!


A história é toda contada em primeira pessoa pela personagem principal que se chama Blue (azul, é inglês). Ela é linda, inteligente e talentosa, mas esconde isso atrás de uma pose de "menina má", com roupas colantes, notas baixas e atitude de quem "não liga para nada nesse mundo". Sua atitude é uma forma de autopreservação que criou desde que ficou "orfã" de Jimmy, o homem que a criou com muito amor e carinho após ter sido abandonada por sua mãe em sua caminhonete. 



Sua vida, que já não era fácil, é virada de cabeça para baixo por alguns acontecimentos, entre eles a chegada do novo professor de história, Mr. Darcy Wilson (sim, Mr. Dary como em Jane Austin. Essa analogia não é feita apenas por nós leitoras, está no livro.rs.).


Com uma história envolvente e extremamente bem trabalhada, esse livro trata de autoconhecimento e superação. Ele fala sobre a beleza interior de cada um, a importância de confiar em si mesmo e de reconhecer que todos temos valor. É impossível não ficar imerso na história enquanto lê, não querer pegar Blue para cuidar e proteger ou não torcer para que mais Mr. Darcys existam nesse mundo afora.
"Eu vivo desejando que você tivesse uma vida diferente... Uma vida melhor. Mas uma vida diferente teria feito de você uma pessoa diferente... E essa seria a maior tragédia de todas" (Tradução livre de: "I Keep wishing you had a different life, a better life. But a different life would have made you a different blue... And that would be the biggest tragedy of all")
Em um momento em que a nova leva de New Adults tem foco quase que exclusivo na atração sexual dos personagens e em cenas de mesmo tema, Amy Harmon nos traz um livro repleto de sentimentos profundos, problemas atuais e ética. Um livro que vale a pena ser lido, definitivamente.

CURIOSIDADES:

01 - Para quem não sabe, essa é a mesma autora de BELEZA PERDIDA (ver resenha aqui), lançado pela Verus.

02 - Eu li esse livro em inglês, porque ele ainda não foi lançado em português aqui no Brasil, mas para quem não sabe ler em inglês e não tem como comprar o livro na língua original, sugiro veementemente que iniciem uma campanha junto à editora "Eu quero A Different Blue em português!".

É isso gente! Espero que tenham gostado da resenha.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Mari, ao contrário de você, fui sem expectativas nenhuma para o livro. Mas, me surpreendi. Curti bastante a história de Blue e sua inteligência e jeito de ser oculto, seu desenvolvimento durante a trama e seu conhecimento interno sobre as pessoas. A Different Blue me encantou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ycaro, que legal! É tão interessante quando as pessoas também leram os livros e comentam sobre eles!

      A inteligência de Blue e sua determinação me encantaram completamente. Estava cansadíssima daquelas protagonistas bobinhas, que só pensavam no rapaz acima de tudo, que precisavam de ajuda para todas as situações. Blue não é assim, apenas de todas as inseguranças ela "é mais ela".

      Excluir
  2. Não conhecia esse New Adult, até porque não curto muito o gênero exatamente pelo que você diz na resenha: A maioria deles tem o foco da atração sexual e cenas hot. Para mim antes um belo romance cheio de sentimento que algo puramente físico, mas o que chamou a minha atenção para essa resenha foi o nome da autora, que conheço graças a Beleza Perdida, que ainda não li por falta de tempo e sossego, mas possuo o livro na estante e pelo que parece, Amy Harmon gosta de escrever New Adult's em que temos um aprofundamento maior nos sentimentos e dramas dos personagens. Acho que vou gostar muito dela.
    Adorei ver essa analogia feita ao nome do professor, acho que aí está outro Mr. Darcy para amar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, pode ir sem medo. Beleza perdida é bom, não vou negar... Temos resenha sobre ele aqui no Conchego também, pode conferir se quiser... Mas definitivamente A Different Blue dá de 10! O livro é ótimo!

      Excluir
  3. Ja me simpatizei com Blue. Essa rebeldia tipica de querer esconder dentro de si mesmo e bem usada por pessoas rejeitadas e adotadas. Na minha opnião trata de uma fuga,medo de se apegar e ser novamente abandonado,maltratado.Não leio muito New Adult,mas sempre tem aqueles que valem a pena e outros que valem a galinha inteira rsrsrsrs.
    bjus mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fernanda, tem uns que definitivamente valem o papel em que foram impressos e esse é um deles. Amei ter conhecido a obra! Valeu cada segundinho de leitura. Blue é ótima e o Mr. Darcy não fica nem um pouquinho atrás. Cada um na sua maneira, sem ser "mais importante" ou "mais forte" que o outro. Tudo tem equilíbrio nesse livro, apresas das rasteiras que a vida tenta dar em Blue serem muitas e pesadas.

      Excluir
  4. Ate que fim pude ler uma resenha sua de novo ne... eu amo! ja fiquei triste pq nao sei ler inglês... então ja irei participar da campanha! no inicio pensei que vc ia dizer que detestou o livro... ufa... ela se envolve com o professor ou nao... fiquei com a duvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk Você acha que eu vou dar um spoiler desse tamanho? Jamais! Para saber se ela se envolve ou não com o professor você terá que ler porque essa dúvida é também um grande "quê" no livro. Eles vão virar um casal? Serão apenas amigos? Serão apenas "ensinante" e "ensinada"?

      Agora, Andreza, como você achou que eu iria dizer que não gostei do livro se dei 5 corações pra ele e 5 corações = amei ? kkkkk

      Excluir
  5. Uauuu, que livro é esse, gostei tanto que li a resenha duas vezes kkk. Quando li o começo achei que vc não tinha gostado, mais depois acabei que estou mais entusiasmado pra ler do que nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk Sério Gustavo!? Que legal saber disso!

      Gente, qual é a de vocês com essa de achar que eu não gostei. Olha a nota que eu dei!!!! 5 corações = amei. Como eu daria cinco corações se não tivesse gostado????? kkkkkkkkkkkkkkkk

      Sou mega fã desse livro. É o meu favorito da autora. Amo, amo, amo

      Excluir