Culinária Literária: Torta de Cereja da Diana Palmer


Como o nome da seção é Culinária Literária, vou pedir licença para Diana Palmer e hoje teremos Cherry Pie (Torta de Cereja) de sobremesa.

Diana Palmer é uma senhorinha de uns 68 anos e que tem mais de 90 livros publicados. São várias séries e livros avulsos. Entre as séries, a mais famosa é “Homens do Texas”, que tem, até o momento (2015), 47 livros, fora os de outras coleções, como Hutton & Co. e Soldiers of Fortune. Ou seja, ela é amada por muitos leitores, mas é odiada por um número igual de pessoas, porque é uma produtora de histórias incansável.


Os livros têm estrutura simples, os vilões, em sua maioria, não são tão maus. Tipo de leitura para relaxar. Aqui no Brasil ela é editada pela Harlequin (Livros Diana Palmer na loja Harlequin Brasil).

Em todos os que li, várias coisas chamaram a atenção: todos prezam a moral e virtude, as mulheres cozinham (preparem-se, teremos mais receitas baseadas em Diana) e há sempre uma moral no final do livro.

Quer saber mais sobre essa senhorinha? Entra aqui e confira uma pequena biografia dela (está em inglês): Biografia Diana Palmer

Chega de literatura, vamos comer! Ah, faço essa massa desde que uma amiga me deu a receita, ela tirou do livro 500 Pies & Tarts (500 Pies & Tarts - Amazon). É a massa tradicional de torta e serve para qualquer recheio doce que você queria usar.


Cherry Pie - Torta de Cerejas Frescas

Massa Básica de torta

2 xícaras de farinha de trigo;
200g de manteiga gelada em quadradinhos;
1/2 colher de chá de sal;
1 ovo;
2 colheres de chá de vinagre branco;
2 colheres de água gelada.

Modo de preparo da massa:

Peneire a farinha e o sal em um bowl, faça uma cova no centro e adicione a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione a água, ovo e vinagre, amasse levemente, divida em duas bolas e leve-as à geladeira por 20 minutos para descansar.
Abra uma metade com o rolo de forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro, cubra e leve à geladeira por cerca de 10 minutos.
Reserve.

Ingredientes do recheio de cerejas frescas:

2/3 de xícara de açúcar granulado;
3 colheres de sopa de amido de milho;
Raspas de 1 limão, mais o suco de metade dele;
4 xícaras de cerejas frescas, descaroçadas.

Modo de preparo:

Misture o açúcar, o amido, as raspas e o suco de limão. Coloque as cerejas em uma tigela média e adicione a mistura, mexendo gentilmente até as cerejas ficarem cobertas. Deixe descansar por uns 10 minutos antes de colocar sobre a massa.

Retire a fôrma da geladeira, recheie com as cerejas e cubra com o trançado:

Abra a outra metade da massa e corte fatias de 2cm de largura e comprimento suficiente para atravessar a torta de lado a lado.  Serão 10 tiras: 5 em cada sentido. Coloque primeiro 5 no mesmo sentido e depois vá trançando as outras, uma de cada vez – ora por baixo, ora por cima. Aperte bem nas laterais.

Leve ao forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos. Abaixe o forno para 180 graus e continue assando por mais 40 minutos, até o recheio borbulhar e a massa ficar bem dourada. Se necessário, cubra as bordas com papel alumínio, durante o tempo de forno, caso doure muito rápido.

Deixe esfriar por 1 hora.

Sirva morna ou em temperatura ambiente. Eu gosto muito de comer com sorvete de baunilha!

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Poxa nunca li nada dessa autora.Amo livros que prezam a moral,a virtude e que possamos tirar algum ensinamento deles. Nao sou fã de livros onde a vida e uma suruba e o amor algo inalcançável.Vamos fazer assim eu faço a torta e compro um livro rsrsrsrs
    Bebel obrigada pelas deliciosas receitas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, procure imagens da Diana Palmer, tem cara de avozinha. Não vou dizer que nos livros dela não rola uma sacanagenzinha, rola. Mas primeiro o povo tem que casa. E por favor, cuidado ao comprar livros dela, é viciante. Escolha algum que não faça parte da série Homens do Texas, senão ficará como eu: roendo as unhas esperando o livro número 51! rsrsrs

      Excluir
    2. kkkkkk vc fez isso de proposito né? Agora ja estou procurando Os Homens do Texas.
      Acabei de ver a foto dela "avozinha mesmo" me preparando aqui pra me viciar kkkk

      Excluir
    3. Hahahahaha. Tenho meus prediletos, mas os livros são todos fofos rsrsrs. Vai gostar.

      Excluir
  2. Uau! Não conhecia essa senhorinha, mas ameiii e aguei aqui com essa torta linda!!! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recordista de vendas em uma das coleções de banca: Sabrina, Júlia e Bianca. Nunca sei de qual ela é, mas os livros são cheios de lições, aquela coisa fofa e com muito romance.
      Tão diferente das modinhas que me encantou! rsrsrs
      E vamos combinar que a torta é linda.

      Excluir
  3. Bebel, devia ser proibido portar estas delícias enquanto as amiguinhas estão tentando fazer dieta!! rsrsrs
    Parece ser maravilhosa, já fiquei na vontade... rrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me realizo olhando essas delícias. Não posso comer mais nada disso. Agora aguardo ansiosa por festas e comemorações, só assim para me afogar em doces e gordices! rsrsrsrsrs

      Excluir
  4. Bel, eu não conhecia nenhum livro da autora de onde você se inspirou para a receita. Mas não há como negar que essa Torta de Cerejas Frescas está com uma "cara" belíssima. Quero muito. Receita anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhei um livro dela e me apaixonei e ela cita receitas em todos os livros!

      Excluir
  5. Não conhecia ela, mais esses livros já me conquistaram, pois deu pra perceber, que esses livros tem um papel importante. Nos dar lições de vida, quero ler com certeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São livros bem românticos, mas que sempre tem uma lição no decorrer da história.

      Excluir