Na cozinha com a Bel: My Blueberry (pie) Nights


Você já comeu torta de mirtilo? Eu já. Amei. Eu queria a torta que o Jude Law serve em My Blueberry Nights, pensando bem, eu queria o Jude Law coberto com a torta e sorvete de creme.
Sinopse do Adoro Cinema: Nova York. Jeremy (Jude Law) administra um pequeno café e restaurante. Muito irritada, Elizabeth (Norah Jones) descobre que seu namorado comeu lá com outra mulher. Zangada com a traição dele, ela rompe o namoro e deixa suas chaves com Jeremy, caso seu ex-namorado as queira de volta. Elizabeth retorna ao café várias vezes e ela e Jeremy começam a se sentir bem atraídos um pelo outro. Mesmo assim ela sai da cidade e então viaja de ônibus para Memphis, Tennessee, onde tem dois empregos, pois quer economizar para comprar um carro. Sem revelar onde vive ou trabalha, ela manda um cartão-postal para Jeremy, que fracassa ao tentar localiza-la. Elizabeth conhece pessoas como o policial Arnie Copeland (David Strathairn), que se tornou alcoólatra pois não aceita o fato de Sue Lynne (Rachel Weisz), sua esposa, tê-lo deixado. Elizabeth testemunha o trágico desdobramento desta separação e, já em Nevada, conhece Leslie (Natalie Portman), que adora jogar pôquer por garantir que sabe "ler" o rosto das pessoas.


Muitos críticos detestam esse filme de Wong Kar Wai, dizem que é fraco, sem roteiro e completamente perdido. É um romance, no melhor estilo “bobo com final feliz”, críticos costumam não gostar disso. Certo, eu não lembro o tal final feliz, tenho esse defeito, esqueço os finais de livros e filmes, apago de um jeito que tenho que assistir de novo e de novo e de novo.

Antes da receita, vamos saber um pouco mais sobre o filme, diretor e atores? Esse foi o primeiro filme de Wong Kar Wai em língua inglesa. Um diretor bem autoral e com uma vasta gama de seguidores xiitas, do tipo que defendem até as porcarias que ele faz, mas que não perdoaram Norah Jones no cinema.

Norah Jones está na minha lista de cantoras fofas. Voz, presença de palco e músicas que adoro. Como atriz ela não decepcionou; claro, o elenco tem figuras que seguram a escada com maestria, mas ela é boa. E o papel não exigia grandes atuações. Quer dizer, ser par romântico do (suspiro profundo, olhos revirando e mão no coração) Jude Law é um papel que exige muita concentração e gravar várias e várias vezes as cenas de beijo, ninguém pode culpa-la se isso tiver acontecido. Falando em beijo, aqui no Brasil My Blueberry Nights virou Um Beijo Roubado. O título original faz todo sentido do universo, a tradução não!

Completando o elenco ainda temos David Strathairn (O Legado Bourne, Um Crime de Mestre, Somos Marshall), Rachel Weisz (O Legado Bourne, Três Vezes Amor, O Jardineiro Fiel), Natalie Portman (Cisne Negro, Closer e O Profissional), Frankie Faison (Forever e Lie To Me), Adriane Lenox (Law & Order) e Benjamin Kanes (Birdman).

Toda a trilha é baseada em blues, dá para ouvir agarradinho. E a música tema, cantada pela Norah é linda demais.

Agora chega, vamos à receita:

Blueberry Pie – Torta de Mirtilo
Massa
400 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (café) de sal
200 g de manteiga sem sal gelada em cubos – se usar uma com sal, não coloque a colherzinha de sal acima
6 colheres (sopa) água gelada

Modo de preparo
Misture a farinha, o açúcar e o sal, o ideal é peneirar tudo junto, fica mais leve, em seguida acrescente a manteiga cortada em cubinhos e vá mexendo com as pontas dos dedos até que se transforme numa farofa – não sove a massa , só vá misturando de leve. Em seguida acrescente a água gelada, aos poucos, até que a massa fique mais unida. Separe em duas partes, enrole num filme plástico e leve a geladeira para que ela firme e descanse. No mínimo 20 minutos.

Recheio:
500 g de blueberries (mirtilos)
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano – sim, tem que ser o siciliano, ele é mesmo ácido e muito mais palatável na culinária.
185 g de açúcar (mais ou menos 12 colheres de sopa)
3 colheres (sopa) de amido de milho
Raspas de limão siciliano – eu não gosto de colocar, mas se for fazer, só a parte “verdinha”, se colocar o branquinho vai amargar
1/4 colher (chá) de sal
1/4 colher (café) de canela em pó
1 colher (sopa) de manteiga sem sal em cubos
Modo de preparo
Depois de lavar e secar as blueberrys, deixe de molho no suco de limão.
Enquanto elas descansam, use outro recipiente para misturar o açúcar, o amido de milho, as raspas de limão (já disse, é opcional), a canela e o sal. Junte ao blueberry. Ainda não vamos usar a manteiga. Calma.
Abra uma das massas reservadas, em superfície enfarinhada e forre o fundo de uma assadeira. Coloque o recheio e agora vamos usar a manteiga em cubinhos. Espalhe por todo o recheio, não vai cobrir o recheio todo, a manteiga serve para dar uma umidade, então espalhe bem. Abre a outra metade da massa e cubra a torta. Faça um pequeno corte na “tampa” para que o vapor possa sair.
Asse em forno preaquecido a 180º por 30 a 40 minutos. Sirva quente com sorvete de creme. Porque não temos um Jude Law para servir de prato de sobremesa.

Divirtam-se, façam, comam e depois me contem se ficou bom!

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Estou com água na boca aqui.Parece uma delicia a torta de Jude Law com Mirtilo rsrsrsrs
    Vou procurar esse filme pra assistir,me interessei bastante,sou fã de romances “bobo com final feliz” que os criticos me perdoem.Mas fazer o que eu sou assim.
    bjus adorei o post e a receita <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, amo filme bobo com final feliz! Estamos juntas rsrs

      Excluir
    2. Nanda, Daya, eu também amo filme bobo com final feliz. E Jude Law com sorvete é tudo de bom rsrsrsrs

      Excluir
  2. Ah, eu adoro esse filme e adoro a trilha, pq tem as duas lindas Norah Jones e Cat Power! <3
    E eu tb queria o Jude coberto com a torta e sorvete de creme. **_____________**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, acho que metade da população mundial sonha com o Jude envolto em torta e sorvete rsrsrsrs. E o filme é fofo.. Eu tenho a trilha, é linda!

      Excluir
  3. Bellll, que isso? Quero muito ele coberto kkkk
    Amei a resenha e a receita vou pensar hahaha beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia Daya, a receita. Infelizmente ainda não experimentei Jude coberto com torta de mirtilo. Deve ser muito melhor rsrsrsrs

      Excluir
  4. Oii! =)
    Eu adoro a Norah e quase assisto a esse filme por causa dela, mas acabei não assistindo. Acho que darei um chance novamente. E essa receita? Meu Deus! Hummmm
    Ah! Eu adoro um filme bobo com final feliz.

    Bjão.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, assista sim, o filme é ótimo. Bem envolvente e cativante!

      Excluir
  5. Ok Bel, não surta mas... Eu nunca vi esse filme. Fiquei bastante curiosa com seu relato a respeito dele e principalmente, da torta. Não sei onde comprar mirtilo, mas assim que descobrir pretendo tentar fazer.rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, é um filme fofo e bobo. Eu gosto, e assisti pq tinha o lindo do Jude! E a torta de mirtilo faz todo sentido durante o filme... cacei até encontrar, fiz uma torta e fiquei sonhando que conhecia um dono de bar lindo, de olhos verdes....

      Excluir