Autor Nacional: Flávio Henrique P. da Costa
Editora: Nelpa
Páginas: 250
Ano: 2011
Olá pessoal, hoje o Conchego das letras vai trazer a obra de um autor brasileiro desconhecido. Ele escreveu apenas um livro e não se sabe quando ou se haverá um segundo livro. A resenha está grande, mas por favor, leiam toda ou, ao menos, a parte do projeto Ensinando a Pescar porque essa, meus leitores queridos, é uma resenha sobre uma obra que muda a vida de muitas crianças.
A Resenha em si
O Diário de dois viajantes é, como o próprio nome diz, um diário de dois viajantes (oh!, descobri a pólvora e contei a novidade do século!). Mas, sem zoação, essa é mesmo a melhor descrição já que cada capítulo tem como título o dia de viagem que o autor irá relatar. É a história da viagem que ele e a esposa fizeram, pela Europa, entre 2006 e 2007. Tudo que é relatado no livro, por mais absurdo que possa parecer, aconteceu; e eu "garanto", porque conheço o autor.
O livro foi lançado em 2011, é todo narrado em primeira pessoa, como se fosse um diálogo do autor com o leitor (exatamente o diálogo do escritor com seu diário). É dividido em duas partes:
Primeira parte: Dicas de como se planejar bem para uma viagem
Aqui o leitor encontrará informações sobre passaporte, importância de se pesquisar o preço de passagens aéreas (com dicas de sites), hospedagem, transportes extra como translado e sistema de transporte público local, seguro viagem, o que fazer se o passaporte foi roubado... (aproveitando para dar dica de português: tanto translado quanto traslado são palavras existentes, sinônimas e corretas no português). Dicas muito úteis não apenas para ir para a Europa como para qualquer tipo de viagem.
"Eu levei, na bagagem de mão, uma pasta de plástico com o xerox de todos os documentos que nós estávamos portando (...) e até mesmo o do cartão de crédito e do banco, com os respectivos números de emergência em caso de perda ou roubo. Essa pasta continha todo o nosso roteiro (...) e tudo o mais que pudesse facilitar a nossa viagem"
As dicas sobre malas são ótimas. Melhor ainda relê-las, após ter lido o livro, e lembrar dos apertos que eles passaram justamente por não terem seguido aquelas dicas e, consequentemente, sendo assim que aprenderam e o motivo de terem optado por inseri-las e orientar os leitores.
"Outra prática bastante comum entre pessoas que viajam juntas é ter roupas de ambos em todas as malas. Desta feita, há a garantia de que haverá roupas de ambos na chegada ao destino, mesmo se houver extravio de alguma bagagem."
Sim, extravio de bagagem acontece em tudo quanto é lugar, até mesmo na Europa e, claro, a mala deles "tinha que" extraviar, né!? Se não, qual é a graça!?
"Gelei por dentro: as roupas de nossos amigos! E as malas nem eram nossas! Eram pertences pessoais... de outrem!!!!"
Segunda parte: Relato dos 18 dias de viagem
Essa é ainda melhor. Ri de chorar com o relato da sunga na mochila e a cena do cara do metrô! "Saí do Rio para ser assaltado na Europa"... Como ri!
O livro nos transporta, de forma leve, descontraída e divertida para uma Europa real, com suas belezas e suas loucuras, suas qualidades e falhas. Sentimo-nos viajando com eles, conhecendo aqueles lugares e, melhor de tudo, rindo da "desgraça alheia".
Essa é ainda melhor. Ri de chorar com o relato da sunga na mochila e a cena do cara do metrô! "Saí do Rio para ser assaltado na Europa"... Como ri!
O livro nos transporta, de forma leve, descontraída e divertida para uma Europa real, com suas belezas e suas loucuras, suas qualidades e falhas. Sentimo-nos viajando com eles, conhecendo aqueles lugares e, melhor de tudo, rindo da "desgraça alheia".
Como se apenas isso não bastasse para gostar da obra, que é até curtinha se considerarmos a gama de informação que fornece - e que a viagem teve 18 dias -, ela ainda ajuda financeiramente o Projeto Ensinando a Pescar.
Projeto Ensinando a Pescar:
Nos anos de 2011 e 2012 Flávio foi, à trabalho, para o Congo. Lá conheceu muito dos habitantes e culturas locais da cidade onde ficou, Kinshasa (capital e maior cidade da República Democrática do Congo). No subúrbio de Kinshasa, encontraram uma escola que lutava, com imensa dificuldade, alfabetizar as crianças locais. Ele e seus companheiros de trabalho passaram então a fazer doações para a escola, ajudando-os nessa árdua tarefa.
O projeto Ensinando a Pescar, originalmente, consistia na construção da escola propriamente dita, criando salas de aula, instalando painéis solares para geração de energia elétrica, etc. Durante sua permanência em Kinshasa, conseguiram realmente finalizar a parte física da instituição de ensino, e as crianças puderam iniciar os estudos em uma instalação ao menos minimamente aceitável.
O desafio agora tem sido conseguir manter a escola em funcionamento, já que as despesas cotidianas nunca cessam. E é por isso que toda a verba da venda do livro é revertida para o Projeto Ensinando a Pescar, além deles continuarem fazendo doações e aceitarem doações de terceiros também. Todos os valores são depositados na conta de um brasileiro que trabalha na embaixada de lá e repassados ao diretor da escolar para a manutenção da mesma.
Atualmente, a escola atende aproximadamente 100 crianças, na idade entre 5 e 12 anos, formando-os no nosso equivalente Ensino Fundamental.
Custo do livro e envio:
Para quem quiser comprar o livro, se divertir com essa história e ainda ajudar uma bela causa social, basta enviar um email para fhc0890@gmail.com. O pagamento pode ser feito através de PagSeguro ou Paypal e o livro físico irá para a sua casa assim que a confirmação for recebida. Conforto total!
O Livro custa 30 reais, com frete incluso para todo o território nacional. Para os moradores da cidade do Rio de Janeiro, há a possibilidade de retirar o livro em mãos, dependendo da localidade. Nesse caso, o valor do livro será de 25 reais.
Para quem quiser fazer uma doação ao projeto, pode entrar em contato com o mesmo email, colocando no título QUERO FAZER UMA DOAÇÃO PARA O ENSINANDO A PESCAR.
***
Sinopse do Skoob: O Diário de dois viajantes é, primeiramente, um guia para os viajantes, com dicas interessantes para um melhor planejamento de sua viagem, tais como elaboração do roteiro, sites úteis para a compra de passagens aéreas e reserva de hotéis, procedimentos nos aeroportos e muito mais. A segunda parte do livro relata, de maneira divertida e com os devidos incrementos culturais, a passagem do autor e sua esposa pela Europa, em viagem realizada em 16 de dezembro de 2006 e 03 de janeiro de 2007. Roma, Vaticano, Londres, Berlim, Praga, República Checa, Paris... O dia a dia dessa viagem à Europa é contado de maneira muito leve, interessante e divertida, com direito a mala perdida, voo cancelado, confusão no avião, nesse e diversos outros fatos engraçados.
Mari,
ResponderExcluirGostei bastante da resenha e tenho certeza que vou colocar na minha lista!!
Fiquei curiosa o que eles passaram e se um dia eu viajar quero esta preparada.. muito bom o que ele fez!!
beijos
Daya, tenho certeza de que você vai se divertir muito lendo a obra do Flávio. É uma forma de viajar sem sair de casa.
ExcluirQue projeto lindo Mari. Logo logo começo a minha leitura.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Lindo mesmo, né Mirela!? Depois passa aqui e conta pra gente o que achou da obra!
ExcluirMari, esse projeto é lindo! Já vou começar minha leitura.
ResponderExcluirResenha linda <3
Que bom que gostou Daiane, obrigada! Boa leitura e depois vem contar pra gente o que achou.
ExcluirEu quero ler. Acho que vai me fazer rir bastante, pelo jeito a viagem foi bem atrapalhada. E o melhor que além de ler ainda estaremos ajudando esse projeto lindo<3
ResponderExcluirO projeto é realmente lindo e o livro, ótimo! Entra em contato com o email do autor, chega rapidinho na sua casa!
ExcluirParabéns pela resenha maravilhosa.
ResponderExcluirE que livro incrível, adorei o projeto e parabéns para o autor.
Nunca tinha ouvido falar nesse autor o que é uma pena, pois ele merece ser reconhecido pelo mundo inteiro.
Lana, então aproveita, lê e divulga! Existe realmente pouquíssima propaganda dele porque ele não fez o lançamento com nenhuma editora e sim por contra própria. Mas a obra é bem instrutiva e divertida!
ExcluirO livro nos transporta, de forma leve, descontraída e divertida para uma Europa real, com suas belezas e suas loucuras, suas qualidades e falhas. Sentimo-nos viajando com eles, conhecendo aqueles lugares e, melhor de tudo, confusão no a avião, nesse e diversos outros fatos engraçados.
ResponderExcluirQue bom que gostou Solange! =)
ExcluirObrigada pelo comentário!
Olá, pessoal!
ResponderExcluirEstou muito orgulhoso de todos estarem se interessando e, efetivamente, lendo minha obra. Espero que este livro os ajudem a se planejarem melhor para viagens futuras, além de proporcionar boas risadas das nossas histórias. Beijo no coração de todos!
Flávio, que lindo seu comentário de agradecimento! É muito legal quando o autor vem em uma resenha que fizemos e fala coisas assim.
ExcluirObrigada por ter vindo e parabéns pela obra!
Adorei a resenha e fiquei muito curiosa para ler este livro, pelo jeito vou me diverti muito lendo! Muito obrigada pela ótima indicação de leitura!
ResponderExcluirImagina Juliana! Depois vem aqui contar pra gente o que achou.
Excluir