Filmes & Séries: The Librarian



Série: The Librarians
Criado por: John Rogers, Dean Devlin
Transmitida pelo Canal: TNT, e, no Brasil pela Universal
Gênero: Ação/Aventura
Status: Segunda temporada Confirmada.
Esta série de TV surgiu a partir de uma trilogia de Filmes, chamados O Guardião, entre 2004 e 2008. Mas é claro que eu só fiquei sabendo disso depois de ter assistido toda a primeira temporada da série, porque fui pesquisar para descobrir se ela seria renovada ou não (e, felizmente, vai! Oba!). Talvez por isso eu não tenha gostado tanto dos filmes quando os assisti, senti falta do dinamismo da série.

A primeira temporada da série foi lançada em 07 de dezembro de 2014 e contou com 10 episódios para lá de interessantes!

Os Filmes

O Guardião
Vamos falar primeiro um pouquinho sobre os filmes. Neles teremos uma ideia da origem de tudo. São três e a ordem é a seguinte: O Guardião: Em busca da lança sagrada; O Guardião 2: O retorno às minas do Rei Salomão; O Guardião 3: A maldição do Cálice de Judas.

Neles conheceremos a origem da história de Flynn Carsen, um homem, adulto, apaixonado pelo conhecimento. Ele ama tanto estudar que passou basicamente toda a sua vida fazendo isso sem nunca ter trabalhado até que é expulso de seu enésimo curso da faculdade pelo diretor que alega que deixar o mesmo continuar estudando é prejudica-lo, que ele precisa trabalhar. 
O Guardião 2

No mesmo dia ele recebe uma correspondência um tanto estranha, que o convida a preencher a vaga de Bibliotecário na Livraria Pública do Metropolitan. Ele vai para a seleção e, claro, é aprovado. A partir daí a vida dele muda, pois ele foi aprovado para ser o guardião dos artefatos místicos escondidos em uma biblioteca subterrânea, de uma irmandade que quer usa-los  para trazer a magia de volta ao mundo, controla-la e dominar a todos com ela.

O Guardião 3
Em cada filme vemos um pouco da evolução de Flynn, saindo de um homem assustado para um corajoso e decidido.


Praticamente todos os personagens dos filmes se encontram na série (menos os pares românticos de Flynn, que é um diferente a cada filme e, claro, outro na série), e vários outros são adicionados.

O primeiro é o melhor dos três, na minha opinião. É exatamente o que fala de como tudo começou para Flynn e isso é legal. Os outros achei apenas a mais pura enrolação com um romance bem água com açúcar - para não dizer pamonha, porque pega mal.

A Série
Eu amei essa série! Não sei se por estar o tempo todo vendo uma biblioteca linda e cheia de livros ou se pelo contexto de cada episódio em si (tem citações sobre Escalibur, A lenda do Minotaura, Chapeuzinho Vermelho...). No terceiro episódio eu já pensava "preciso resenhar essa série lá no blog!".rs

Uma ressalva interessante (ao menos para mim): Nos três filmes Flynn é chamado de Guardião, e essa terminologia tem o mesmo sentido da usada na série como Bibliotecário - nela o Bibliotecário é a pessoa que protege a biblioteca e o Guardião é a pessoa que protege o Bibliotecário.

Flynn já é O Bibliotecário há 10 anos, fazendo seu trabalho sozinho desde a morte de seu último guardião anos antes. Agora, entretanto, ele precisa de ajuda e não apenas um novo guardião como três dos bibliotecários são selecionados para o cargo acabaram sendo seus ajudantes.

"Juntos" irão tentar proteger o mundo da realidade mágica que, embora não saibamos, existe por todos os lados. Resolverão mistérios impossíveis, lutarão com pessoas bastante reais e também ameaças sobrenaturais, recuperarão artefatos poderosos e muito mais. Coloquei o juntos entre aspas porque o Flynn mesmo aparece em poucos episódios, mais para fazer o link entre os filmes e a série do que qualquer outra coisa - o foco de The Librarians é na guardiã e nos ajudantes, não no bibliotecário original.

Para fechar, vamos conhecer um pouquinho desses personagens principais antes de acabar esse post? Então, lá vamos nós:
Flynn Carsen - Interpretado por Noah Wyle. É o nosso querido Bibliotecário, mas aparece apenas em 4 dos 10 episódios. É teimoso, impulsivo, corajoso e tem um crânio que uou! Pensa em um cara que "sabe tudo"... Esse é o Flynn.

Eve Baid - Interpretada por Rebecca Romijn. Antiga líder do esquadrão antibombas da OTAN, acaba tornando-se a nova Guardiã. Me divertir com as tiradas dela de "não acredito que eu estou falando isso e a sério".rs. Saiba mais sobre essa personagem AQUI.
Jacob Stone - Interpretado por Christian Kane. Uma pessoa com o QI de 190, considerado uma enciclopédia ambulante de história da arte. Passou a vida inteira escondendo isso daqueles que o rodeavam, com o intuito de se encaixar. Saiba mais sobre esse personagem AQUI.

Cassandra Cillian - Interpretada por Lindy Booth. É uma jovem com dons especiais, ela consegue fazer à associação de praticamente tudo mentalmente, através de fatores numéricos. É sensível e amável. Saiba mais sobre essa personagem AQUI.


Ezekiel Jones - Interpretado por John Kim. Esse é ladrão do grupo. Extremamente inteligente e profundo conhecer de tecnologia, usava suas habilidades para cometer furtos e roubos em geral até que foi trabalhar na biblioteca. Saiba mais sobre esse personagem AQUI.

Jenkins - Interpretado por John Larroquette. Expert em lendas antigas, vem trabalhando em um setor relacionado da biblioteca por mais tempo do que se possa computar. De vez em quando ajuda o pessoal aí de cima. Saiba mais sobre esse personagem AQUI.

E isso aí pessoal. O que acharam da série? Beijos.


 
***
Sinopse do Adoro Cinema: Uma antiga organização escondida por detrás da Biblioteca Pública Metropolitana, dedicada a proteger um mundo desconhecido da realidade mágica e secreta que esconde. O grupo resolve mistérios impossíveis, luta contra ameaças sobrenaturais e recupera artefatos poderosos ao redor do globo.


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Mari,
    Achei bem interessante, vou procurar e assistir!!
    Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente não dava nada pela série. Entrei em um dia em que não estava conseguindo ler nenhum livro por sei lá qual motivo e minhas séries favoritas estavam em hiato. Aí achei essa e me apaixonei! Gostei do estilo que mistura investigação com fantasia.

      Excluir
  2. Oi
    Gostei do poste, eu adorei essa serie e fiquei muito feliz quando ela foi renovada para a segunda temporada
    mais acredita que ainda não assisti os filmes, falta animo.
    Gosto muito dos personagens e acho que equipe tem uma dinâmica muito boa, apesar deles discutirem e muito.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, procurei pelos filmes pra poder fazer o post e, sinceramente, tirando o primeiro que conta a origem de tudo não vi nenhuma graça nos outros. O seriado é muito melhor! Mas essa é apenas a minha opinião, claro. rs

      Excluir
  3. Oi Mari, tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de assistir a alguns episódios desta série e gostei do que vi.
    Infelizmente ando sem tempo para acompanhar séries, que é algo que adoro.
    Vlw pela dica.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, sinceramente eu tb ando sem tempo. Mas a série me pega, eu vicio e depois fico desesperada tentando reorganizar a agenda. Não sei pq continuo a me torturar dessa forma!kkkkk

      Excluir