Resenha: Destino ou Acaso


Título no Brasil: Destino ou Acaso       
Autor (a) Nacional: Alessandra Vale
Editora: Independente
Ano: 2015
Páginas: 346


Sinopse do Skoob: O mundo dá voltas, e são nessas voltas que as pessoas se encontram e desencontram. Isso seria obra do destino ou do acaso? O que determina quem entra, quem sai e quem fica na sua vida?Paulo Renato surgiu de forma inesperada na história de Alice, fazendo com que ela se apaixonasse despercebidamente. Assim que cruzou o seu caminho, ele deixou lembranças de uma conexão que nem o tempo estava conseguindo apagar. Era a magia da existência entrando em ação e orquestrando os acontecimentos da vida. Se somos responsáveis por nossas escolhas e comandamos o nosso trajeto, por que algumas vezes desejamos ir por um caminho, mas somos condizidos a outros? Quando amamos ou nos identificamos com alguém, a quem devemos responsabilizar? Foi obra do destino, acaso ou apenas escolhas?Vivemos em um mundo repleto de possibilidades mesmo quando o destino se apresenta, porém, somos impulsionados por nossa história na decisão de nossos caminhos, Alice mudou sua rota quando terminou seu casamento oito dias antes de acontecer, e isso só confirmou sua determinação na busca da satisfação pessoal... Ela ainda não sabia quem seria o grande amor de sua vida, mas ao longo dos acontecimentos, ela decidiu quem não seria.Uma viagem inusitada e cômica, com personagens profundos e marcantes a fizeram entender boa parte de seus conceitos e reformulá-los. Será que existia a famosa metade da laranja? Como compreender que a beleza da borboleta só apareceria depois do sofrimento da lagarta? Montando esse quebra-cabeça e enfrentando os fatos que envolviam sua existência, ela optou em seguir por uma trilha sem mágoas, recomeçando a caminhada e construindo uma história, que na realidade se chama vida.


Olá leitores,

Hoje trago o segundo romance da autora Alessandra Vale. Li o primeiro, que tem como título Simplesmente Amigos (veja a resenha clicando aqui), há pouco tempo e me tornei super fã, daquelas que lê até lista de mercado rsrs.

O livro Destino ou Acaso, mesmo sendo também um romance, é uma história completamente diferente da apresentada no primeiro livro desta autora. É mais leve, tipico para depois de uma ressaca literária, por ter comédia e suspense. Eu amooooooo!  


Nele, vamos conhecer Alice, uma mulher forte e romântica. Mesmo depois de desilusões amorosas, ela só quer ser feliz e amada. 

Ela viveu relacionamentos complicados. Primeiro, namorou durante quatorze anos com Carlos e foi abandonada próximo ao casamento. Ao substituir uma amiga que havia entrado de licença maternidade conheceu aquele que acreditava ser o seu grande amor, Paulo Renato, mas devido a algumas situações foram separados e não puderam viver esse amor. Depois ficou noiva de Bernardo, mas, faltando uma semana para o casamento, termina tudo por não ama-lo. Por último, temos o meu favorito e querido Jafoi (não escrevi errado, o nome dele é Jafoi mesmo rsrs).

Como uma pessoa simples e sem grandes estudos poderia ter tocado em partes tão ocultas da minha personalidade? Talvez eu rotulasse demais as pessoas e perdesse de conhecer o que elas tinham de melhor para me oferecer. Pág. 152
A história é intercalada entre o momento atual vivido por Alice e o período em que passou o relacionamento com Paulo Renato, explicando tudo o que fez ela se apaixonar por ele e nunca esquece-lo. Eu ficava imaginando o que teria acontecido com ele, o que aconteceu para eles não prosseguirem com esse relacionamento. Imaginei tantas coisas, que ele tivesse morrido, ido embora, sofrido um acidente, casado com outra... Você lendo, não vai ser diferente!

Quando Alice terminou o noivado com Bernardo foi passar seus dias de férias na casa dos avós maternos no Maranhão, para não enfrentar os convidados e os mexericos sobre a separação. Foi essa a parte da história que mais gostei, ria tanto com os momentos que ela passou...


Ela ficou no interior, convivendo com pessoas simples que conseguiram passar tantos ensinamentos para Alice e para mim. Sim, para mim, porque não? 


Eu amo como Alessandra escreve, a forma poética e cheia de emoção. 

Temos que nos conscientizar que teremos que perdoar e aceitar muitas vezes, quase sempre, muito mais do que desejamos. O mais lindo de todos é quando amamos com o coração... Isso é o que enfeita a vida, nos faz ver beleza onde não existe... Suspirar em momentos inusitados por causa de uma simples lembrança! Pág 208.
Jafoi é um rapaz lindo, por dentro e por fora, que trabalha na fazendo dos avós de Alice . Eu torcia a cada página que virava para eles ficarem juntos. Quis que Alice esquecesse o tal Paulo Renato e fosse viver uma nova aventura, mesmo que fosse morar na fazendo, largando a "cidade grande", ou que ele fosse morar no Rio de Janeiro.  Torci de verdade por isso e quando ... eu... Pois é, haha, não vou contar se acontece ou não.

O relacionamento entre Alice e Paulo Renato marcou tanto ela, que passou a não conseguir se apaixonar por mais ninguém; mas com a sinceridade e simplicidade de Jafoi, ela consegue perceber que precisa se amar antes de amar outra pessoa e se conhecer como mulher, para viver um grande amor.

Fechei os olhos e suspirei. Alguns homens não permaneceram na minha vida porque eles escolheram não ficar, e quer saber? Me senti muito grata por isso, mas há um ano eu pude ser senhora do meu destino, dei oportunidades ao acaso e conheci as possibilidades, eu poderia ter errado na minha escolha? Sim, mas percebi a diferença entre as duas pessoas. Pág. 337
Quem será que Alice vai ficar depois que descobre o que a mulher dentro dela quer de verdade? Quem será a outra metade da laranja de Alice: Bernardo, Paulo Renato, Jafoi ou outro homem?

Ficou curiosa(o) com essa história? Quer ler? É possível fazer a compra dele diretamente com a autora, em sua página do facebook (clique aqui)




Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Ai que a curiosidade em conhecer essa nova Alice só aumenta!!!!!!!!! Quero o meu livro!!!! rsrs
    Beijos
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  2. Já está na lista, e eu sei que vou adorar, como todos que tu indica. Adorei :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vou te aguardar inbox, pra mandar com um autógrafo especial! Bjus

      Excluir
  3. Genteeeee, definitivamente vou ali me desmanchar em lágrimas de felicidade e já volto... linda e com um sorriso encantador!!

    ResponderExcluir
  4. Menina! Amo quando as personagens param e vão refletir um pouco sobre a vida! E acima de tudo quando são decididas e não tem medo de largar tudo e correr atrás da sua felicidade. É desses tipos de mulheres que precisamos no mundo da literatura! Mais um para listinha! <3

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha! Pareceu interessante, quero ler!

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha Daya, como sempre você arrasa e deixa todo mundo curioso... rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Poxa eu quero saber mais sniffff me conta vai. conta não quero saber se ela fica com o Jafoi kkkk adorei o nome rsrsrs só espero que ele realmente não vá. Daya não me faça mais chorar viu. sempre me apaixono e no final meu preferido morre (lembrando aqui do Naru). bjus

    ResponderExcluir
  8. O que mais me chamou atenção foi "quero ler até a lista do mercado" <- uma frase dessa já me fez parar e querer ler tuuudo dessa autora. Pq se é tão bom assim eu não quero perder tempo. Eu confio demais em suas dicas. Outra coisa que já gostei de cara foi a comédia romântica... eu adoro uma comédia. Achei a resenha super empolgante. Já queria o meu autografado tb :)

    ResponderExcluir