Momento Cultura: Medo, susto e obras bem escritas

Vamos falar sobre um autor que assusta muita gente?


“Eu reconheço o terror como a melhor das emoções, então eu tentarei aterrorizar o leitor. Mas se eu descobrir que não consigo aterrorizar, eu tentarei horrorizar, e se eu descobrir que não consigo horrorizar, então partirei para tripas e sangue. E eu não tenho orgulho disso”.
Ninguém é obrigado a gostar de nenhum autor, gênero, livro ou obra. Mas temos que reconhecer que Stephen King é um dos autores que mais tem livros e contos; short story, como se define em inglês; transformados para o cinema e tevê.

Entre filmes e seriados que foram, total ou parcialmente, baseados em suas histórias, temos (de acordo com o IMdB) 200 produções. Algumas muito famosas como Carrie – A Estranha, A Mansão Marsten (baseado no livro Salem’s Lot, que tem uma das cenas mais assustadoras de todos os tempos – e é só um menino de oito anos subindo uma escada), O Iluminado, Christine – O Carro Assassino, Stand By Me (Conta Comigo), Colheita Maldita, Under the Dome. Bom, como eu disse, são duzentas produções, se citar todas não há necessidade de escrever mais nada.

Para 2015 algumas de suas obras vão chegar ao cinema e à tevê, nove para 2015 e mais duas para 2016, fora as 20 sem data definida.

Stephen King
E por que todo esse interesse em Stephen King? Porque ele produz em escala e quase todas as suas obras são de qualidade indiscutível, mesmo para quem não gosta do gênero adotado por ele predominantemente. Ele está além do terror puro e simples ou de tripas voando e cabeças explodindo.

Stephen mexe com os medos básicos do ser humano: traição, morte, solidão. A ficção e horror fantástico escrito por ele, assim como suas obras fora desse estilo, Conta Comigo, Um sonho de Liberdade, À Espera de um Milagre, são carregados de emoção, de sentimentos.

É o nono autor mais traduzido do mundo, com milhões e milhões de leitores espalhados pelo planeta. Vendeu mais de 350 milhões de copias de seus livros e tem em sua estante, até o momento, mais de 60 prêmios literários como o British Fantasy Society e o Horror Writers Association.

E então, já leu alguma obra desse autor? Conta pra gente!

Dados:

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Bebel, como sou medrosa... Tenho um certo preconceito com os livros dele... Sempre que olho o nome do autor e é Stephen King, saiu correndo!! rsrs

    Vou ver se crio coragem para ler algum livro dele! :)

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, tenta a coletânea Quatro Estações, de 1982. Dois dos contos são beeeem levinhos, um originou o filme Conta Comigo e outro Um Sonho de Liberdade. Acho que é um excelente começo, sem terror.

      Excluir
  2. Amo King! Dele li O Iluminado e Novembro 63, apenas, mas já amo a forma de escrita, a qualidade do conteúdo. Tudo. Maravilhoso de verdade.

    Achei esse post sobre ele simplesmente maravilhoso, está de parabéns Bebel.

    ResponderExcluir