Skoob ou Goodreads?





O Skoob e o Godreads são redes sociais literárias, onde você adiciona livros que você leu, está lendo, quer ler, etc. Apesar de possuírem a mesma ideia central elas não são exatamente iguais e nesse post iremos, não apenas apresentar as duas, mas também falar de suas vantagens e maiores diferenças.


Ambos possuem:

  • possibilidade de inserir livros ainda não cadastrados
  • aplicativo para celular 
  • possibilidade de cadastrar resenhas
  • Espaço voltado para meta de leitura
  • Ambos aceitam que você registre livros através de código de barras (na versão para celular)



SKOOB 

É brasileiro, logo, vem totalmente em português o que é um imenso facilitador para quem não entende absolutamente nada de inglês e nem tem paciência para ficar procurando as traduções no dicionário o tempo todo.



Vantagens: 



01 - Muitos autores brasileiros possuem seus livros cadastrados nele.



02 - A plataforma é super simples de manusear e de se localizar.

03 - Tem uma sessão voltada apenas para sorteios de livros (você precisa se cadastrar com o facebook para poder participar desses sorteios, mas ele existe e isso já é algo bem legal!)

04 - Grupos diversos dentro do skoob, inclusive grupos de debate de livros.

05 - Muitas editoras são cadastradas nele e, por isso, os livros estrangeiros já lançados aqui também estão cadastrados lá.

06 - Tem uma opção de troca de livros super legal. 

Obs.: O skoob não se responsabiliza por essas trocas. Logo, caberá a você depositar sua fé na pessoa e na ideia de que ela realmente irá enviar o livro para o endereço que você fornecer.


Desvantagens:

01 - Para quem gosta de ler em inglês existem poucas opções já cadastradas, quando em comparação com o repertório em português. Logo, existe uma grande chance de que você não ache o livro que leu e tenha que cadastrá-lo no site se realmente quiser marcá-lo como lido.

02 - Não existe uma opção de sugestões de leituras de acordo com a sua estante. Ou seja, o Skoob tem uma sessão de sugestão generalizada, para absolutamente todos os membros, que pode não ter um único livro que combine com seu estilo de leitura.

Obs.: Assim que foi lançado o app de celular, funcionou apenas para IOS. Isso quer dizer que quem não possuía Iphone não tinha essa opção extra, de baixar o aplicativo no celular. Atualmente essa situação já foi sanada e é possível baixá-lo também em sistema Android.

GOODREADS

É americano.

Vantagens: 

01 - Te fornece sugestões por estantes que você cadastra. Ou seja, se você cadastra 3 estantes extras (além de lendo, lido e vou ler, que já bem com o aplicativo) sendo elas Terror, Comédia e Romance ele irá te dar sugestões de leitura com base na estante terror, sugestões de leitura com base na estante comédia e sugestões de leitura com base na estante romance que você tem. Isso é muito legal!!!

02 - O aplicativo de celular deles serve tanto para Android quanto para IOS.

03 - Tem uma biblioteca absurdamente gigante e em várias línguas (apesar da maior estar em inglês).

04 - Um número ainda maior de avaliações, proporcionando um resultado de "estrelas" ainda mais fidedigno.

05 - Possibilidade de deixar perguntas para o autor, na página dele.

Desvantagens:

01 - Não possui versão em português! O mais próximo que você vai chegar será colocando a sua página em espanhol.

02 - Existe a opção de grupos, mas é bem mais confusa.

03 - Todos os sorteios se encontram na aba giveaways e são de livros em inglês.


Bem, é isso pessoal. Não vou dizer aqui qual é o melhor ou qual é o pior porque, sinceramente, eu tenho e amo os dois. Até pouco tempo atrás, apesar da desvantagem da língua, o goodreads era MUITO melhor; mas com a atualização do skoob e o lançamento de novas funcionalidades em seu site e aplicativo eles passaram a ficar páreo a páreo e vai depender, de verdade, do gosto de cada um.

Para se cadastrar no Skoob CLIQUE AQUI.
Para se cadastrar no Goodreads CLIQUE AQUI.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Existe aplicativo do Skoob para Android, você deveria retirar a desvantagem número 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, já entrou a versão para Android? A útlima vez que eu conferi não tinha. Modificarei isso agora mesmo! Obrigada pela informação;

      Excluir
  2. A melhor coisa do Goodreads: a Listopia. Peguei varias dicas lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mirela, aquelas listas de dicas fazer toda uma diferença na vida de um leitor! =)

      Também peguei muitos livros daquela lista.

      Excluir
  3. Eu tenho um perfil no goodreads, mas nem mexo lá, uso mesmo o Skoob. =)
    Bjo!
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, eu também tenho perfil nos dois. Até o final do ano passado eu usava muito mais o goodreads. Só entrava no Skoob uma vez por mês, para participar do debate do Clube do Livro 2 Caras.

      Atualmente eu uso mais o Skoob e só entro mesmo no Goodreas quando quer ver sugestões de livros (porque as de lá são bem mais direcionadas que aquela geral do Skoob).

      Semana que vem vai ao ar o post sobre duas outras redes sociais literárias, a shelfari e a libraryThing. Em termos de sugestão de leitura a LibraryThing é até melhor que o Goodreas, mas não vai rolar ficar nela só por causa disso. kkkkk

      Excluir
  4. Oii, tudo bem??? Eu só tenho o skoob mesmo, pq meu inglês é horrível, hahhahah
    Mas essas redes sociais são sempre muito legais mesmo <3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então Gih, gosto muito dessas redes sociais porque elas realmente me ajudam a me manter organizada em relação às minhas leituras.

      Eu tenho como verificar lá livros que li tem anos e que não lembrava mais que tinha lido. Aí, ao ver a sinopse, lembra da história inteira.rs.

      Excluir
  5. Oi Mari!

    Eu acho o Skoob mais bonito, só por isso prefiro ele hahaha

    SeteCoisas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunno, o skoob está com um visual bem legal mesmo, né? Eu sempre achei ele mais bonito por ser azul (minha cor favorita!), mas agora ele ficou não apenas bonito, mas bem mais funcional também.

      Excluir