Resenha: Antes de Dormir

Título no Brasil: Antes de Dormir
Título Original: Before I go to Sleep
Autor(a): S.J.Watson
Editora: Record
Ano: 2012
Páginas: 400



Sinopse do Skoob: Todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.

Antes de dormir é o livro de estréia de S.J. Watsom, do Reino Unido. O livro foi liberado para críticas em 2011 e desde então já foi traduzido para aproximadamente 40 línguas e se tornou um bestseller internacional. 


Mesmo assim, eu nunca tinha ouvido falar dele até que o livro surgiu na lista de sugestões de boas leituras do goodreads para mim. Achei a capa "mais ou menos", mas como ele era a sugestão de uma estante que gosto muito resolvi ler a sinopse. O tema me cativou na hora, me lembrando do filme "Como se fosse a primeira vez".
O livro nos traz a história de Christine, uma mulher que sofreu um acidente seríssimo que acabou ficando com um grave problema de memória. Toda vez que ela adormece esquece tudo que viveu no dia anterior. Também não consegue se lembrar de muitas coisas de antes do acidente, como o fato de estar casada com Ben.



Ben se mostra o marido perfeito, no início. É paciente, espalha pela casa milhões de lembretes a respeito do relacionamento dos dois e vive a cobrindo de amor e carinho.

O problema é que mesmo Ben sendo esse super marido Christine sente haver alguma coisa errada entre os dois. Ela não tem desejo de estar com ele, nem mesmo um carinho sincero consegue desenvolver, o que faz com que se sinta culpada por não se identificar com seu próprio marido.



Para aumentar ainda mais seu peso na consciência, toda manhã ela recebe a ligação do Dr. Nash, que a lembra que está tentando recuperar a memória escondida do marido. Ambos acham que é para surpreendê-lo, mas não têm certeza absoluta disso já que ela não lembra o motivo de ter tomado tal decisão. Dr. Nash conta para Christine que ela iniciou um diário, onde escreve seu dia a dia para que possa "lembrar" através de suas palavras.

E conforme o tempo vai se desenrolando ela realmente começa a lembrar de algumas coisas, o que a deixa feliz e entusiasmada para o dia que poderá revelar o segredo para seu amado marido. Mas será que ele encarará isso da mesma forma que ela?

Um belo dia ela acorda com alguns hematomas no corpo, mas ao ler seu diário nada foi escrito a respeito de se machucar e ter hematomas. Outro dia ela sonha com um filho que parece não mais existir na vida deles e com um outro homem - esse outro homem, sim, desperta carinho e ternura em seu coração durante os sonhos.

Ela nunca sonha com Ben, só com aquele outro homem que teme poder ser seu amante. Porque será? Ela estava para se separar de Ben antes do acidente? Será que pretendia fugir com o amante? E quem é esse amante? Como encontrá-lo?

Com uma escrita cadenciada e envolvente é um livro que, justamente quando você acha que tudo está se encaminhando para a perfeição e que vai ser aquela coisa morna do início ao fim, te surpreende e te deixa de queixo caído, se perguntando "como foi que não pensei nisso!?".






Curiosidades:



01 - O filme foi lançado em 2014 pela Califórnia filmes e teve sua estréia do Brasil previsto para janeiro de 2015. Tem duração de 92 minutos e conta com Nicole Kidman, no papel de Christine; Colin Firth, no papel de Ben; Mark Strong, no papel de Dr. Nash, entre outros.

02 - Existe uma grande diferença entre o Trailer e o livro, que é o fato de no filme os registros serem feito através de filmagens e no livro ser tudo feito em um caderno, estilo diário.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Jesus, eu vou faliiirrr!! Hahahahahah! Adorei! Parece ser daqueles te prende e faz engolir o livro. Já vai pra listinha dos desejados rs.
    Bjks, Mari.
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk Tem muito livro bom e pouco tempo e dinheiro para conseguirmos ler todos, não é?

      Pois é, Bianca, esse livro me prendeu, mas não por ser emocionante do início ao fim... ele é até meio morno, na maior parte do tempo. Mas eu gosto muito da temática e ele apresenta um final muito show.

      Super recomendo a leitura.

      Excluir
  2. Oiii, adorei a resenha!
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas já tinha visto o pôster do filme, suspense é bom demais né? Haha
    Já está na minha lista!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Caro, isso é o que mais me entristece. Tanto livro bobo ficando super famoso, livros sem ter realmente um conteúdo que te faça aprender e que servem só pra distrair e olhe lá... enquanto outros, como esse, se encontram perdidos nas prateleiras, desconhecidos por muitos.

      Eu gosto muito de suspense! E super me interesso pelas temáticas que mexem com o psicológico e a mente. Espero que você leia e goste também. Bj

      Excluir
  3. Já super me interessei!
    Mais um pra lista que só faz crescer... kkkk
    E assim que possível irei conferir o filme.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, eu sou suspeita para comparar livros e filmes porque geralmente me apaixono pelos livros e o filme nunca consegue suprir minha imaginação.

      Mas se analisarmos de forma mais distanciada, vendo o filme com olhos de quem não leu o livro, ele é muito bom sim! rs

      Excluir
  4. Oi
    O livro parece ser legal pela sua resenha, como não li o livro gostei do trailer do filme e me interessei, parece ser legal.

    ~~Denise
    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena. O trailer está um pouco mais angustiante e talvez até mais emocionante que o livro. Mas eu amei o livro.

      Excluir
  5. Oiii Mari, tudo bem??? Estou com esse livro aqui e morro de vontade de ler. Na verdade, será uma das minhas próximas leituras e eu estou muito ansiosa :)
    O filme também parece ser muito bacana, gostei =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lgeal Gih! Tiver terminado de lê-lo dá um pulo aqui e conta pra gente o que você achou dele!?
      Bj

      Excluir
  6. OUÇA MEUS GRITOS Aaaaaaaaaaaaa
    Eu quero esse livro agoraaaaa.
    Não conhecia o livro e nem o filme, mas já quero.
    Amei sua resenha, super bem escrita e meu deixou louca para ler. E essa finalização da sua resenha me deixou muito curiosa.
    Estou louca para ler.


    Heim, fiz uma tag junto com o blogueiro Marcio sobre frases de mãe. Queria que vc respondesse ela. Não indiquei lá mais vim aqui te convidar :3

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/05/tag-frases-de-mae.html

    Veja minha ultima resenha tmbm:

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/05/resenha-escolha-nicholas-sparks.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada! Que bom que gostou da resenha e tomara que em breve você esteja lendo o livro e vindo aqui nos contar o que achou dele.rs.

      Vou dar uma olhadinha na TAG e assim que possível respondo, ok? Obrigada pelo convite.

      Bj

      Excluir