Dia Nacional do Café: 24 de maio


Existe o dia Mundial do Café (14 de abril), mas o Brasileiro é tão apaixonado por essa bebida que, desde 2005, temos incorporado ao nosso calendário de eventos o Dia Nacional do Café - 24 de maio.

Em 1727, o governador do Estado do Grão-Pará enviou o sargento-mor Francisco de Melo Palheta em uma viagem, encarregando o oficial de conseguir trazer algumas mudas de café para plantação. Rapidamente o café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Em 1980, ele era a segunda mercadoria mais vendida em todo o mundo, ficando atrás apenas do petróleo.


Os "Barões do café", donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira. 



Um dos efeitos benéficos do café mais conhecidos pela população em geral é o fato do mesmo ser estimulante. Mas se engana quem pensa que esse é o único bom auxílio que ele pode dar. Seu consumo tem inúmeros benefícios para a saúde e, quando tomado em uma quantidade moderada pode ajudar na obtenção de um corpo e uma mente sãos.


O café não é remédio, é bom deixarmos isso bem claro, mas a comunidade médico-científica já o considera como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico). Isso porque ele não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. 



O grão do café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos

A bebida contém sais minerais, vitaminas do complexo B, substâncias antioxidantes e nutrientes que, por exemplo, De acordo com estudos norte-americanos, o consumo de café pode diminuir as chances de acidentes cardiovasculares (infartos) e cerebrais ("derrame" ou AVC), de diabetes e hipertensão, além de diminuir incidência da osteoporose e de crises de asma, nesse caso devido ao efeito broncodilatador da cafeína. A bebida melhora ainda a capacidade de atenção, memória e aprendizado e auxilia na prevenção da depressão.


O modo como o café é degustado acabou mudando bastante ao longo dos anos. Hoje, a bebida é servida em versões como cappuccino, frio, e em receitas de bolos, sorvetes e tortas.

Seja em casa ou em uma cafeteria; no trabalho ou durante um encontro entre amigos, o bom e velho café é uma iguaria que combina com tudo e ainda faz bem para a saúde!

Esse post é uma homenagem ao nosso blog parceiro Rascunho com Café.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi, Mari. Que post interessante, obrigada pela lembrança ao Rascunho! A data é mais que especial e merece ser lembrada <3 Tomo meu cafezinho todos os dias, a bebida faz parte da minha vida desde cedo. Os doces com café são simplesmente maravilhosos, fiquei até com fome lendo aqui haha
    O Rascunho indicou o Conchego das Letras para responder a Tag das 8! Caso queira responder, as perguntas estão lá no blog. Beijos!
    Gabriela Alves
    http://www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gabriela, realmente um cafezinho é tudo de bom né ? Depois dar um pulo lá no blog de vocês e dou uma olhadinha na tag. beijos

    ResponderExcluir