Na cozinha com a Bel: Receita de Panqueca Salgada



Oiii, gente!
Tudo bom com vocês?

O post de hoje é sobre uma coisa maravilhosa, que muitas vezes quando estamos lendo um livro, nos deixa com água na boca... COMIDA!! (Se você leu sobre mim no "Quem Somos", saberá que sou apaixonada pela arte de cozinhar - e comer também!! rsrs) 

Vira e mexe, estamos lendo um livro e o personagem toma um café da manhã delicioso, ou prepara um jantar especial. Geralmente em datas comemorativas como natal, casamentos, festas de aniversário sempre vêm acompanhado de alguma gostosura e até mesmo quando nosso personagem está doentinho, quase sempre aparece aquela sopa quentinha e saborosa!!
Mas vamos ao que interessa...

Nossa receita de hoje é super simples e muito saborosa! Está sendo postada aqui em homenagem aos livros da Série Álbum de Casamentos (Nora Roberts) no qual as personagens costumam comer esta delícia no café da manhã. Mas desejamos que todos os outros livros que a contenham sintam-se homenageados também.

Espero que gostem...


*PANQUECA SALGADA*


Ingredientes para fazer a massa:


1 ovo

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de leite

1 pitada de sal

1 colher de sopa de óleo
*Tem gente que coloca caldo de galinha pra dar sabor na massa, eu prefiro sem...

Atenção! Essa é a receita da massa. O recheio é a gosto e pode ser frango refogado, carne moída, queijo e presunto, legumes com molho branco, etc. O mesmo ocorre com o tipo de molho a ter posto por cima.


Modo de preparo:

1 - Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até virar uma mistura homogênea. A massa fica bem líquida!
2 - Aqueça um frigideira em fogo baixo (caso sua frigideira não seja de teflon, deve-se untar com um pouquinho de óleo - mais bem pouquinho mesmo...)
3 - Coloque um pouco da massa na frigideira (na minha frigideira, a medida ideal é de 1 concha grande), faça a massa ficar uniforme por todo o fundo da frigideira. O ideal é que a panqueca fique bem fininha!! ;)
4 - Assim que a massa ficar mais escurinha nas bordas e você sentir que ela soltou da frigideira, estará pronta para virar. E o processo do outro lado é ainda mais rápido...
5 - Quando sentir que os dois lados estão bons, retire da frigideira com a ajuda de uma espátula e reserve em um recipiente.
6 - Acrescente o recheio que desejar, enrole a massa e coloque em uma assadeira, cubra com o molho de sua preferência.
7 - Se quiser, salpique queijo mussarela fatiado e leve ao forno para dourar.

Aqui no Brasil, a panqueca salgada é mais famosa, mas é muito comum, principalmente no livros de autores estrangeiros, encontramos panqueca doce acompanhada de mel ou alguma geléia no café da manhã dos personagens...

Você pode utilizar praticamente a mesma massa salgada acima, mudando apenas alguns micro detalhes, e jogar uma cobertura doce, como no vídeo abaixo:



E se você está de dieta, ou quer aprender uma receita de panqueca mais saudável, com massa doce e sem farinha!! Assista o vídeo abaixo:


Ela usa o liquidificador, mas como é feita com banana você pode simplesmente amassar e bater na mão também.

Eu particularmente, adoro as duas... A minha salgada preferida é de frango refogado com molho branco e minha doce preferida é com Nutella!! Hmmm, deu água na boca! rsrs


Por hoje é só pessoal!! rsrs
Se você lembra de um livro em que o personagem come panqueca, seja ela doce ou salgada, conte pra gente, faça um comentário!

PS: caso queiram, podem deixar também sugestões de gostosuras que vocês leram nos livros e te deixaram com água na boca  (informando em qual livro foi), que vamos tentar achar a receita pra vocês!!! 

Beijinho, até a próxima! :*

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Hummm, deu vontade de fazer! Me programando aqui pro café da manhã de amanhã.rs

    ResponderExcluir
  2. Mari, faça e depois me conte se gostou... Eu adoro! rsrsrs
    Beijo

    ResponderExcluir