Resenha: À Espera de Um Adeus


Título no Brasil: À Espera de Um Adeus
Autora Nacional: Jorgeana Jorge
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 384




Sinopse: À Espera de Um Adeus - Samantha nunca imaginou que o inverno daquele ano em Guarapuava seria tão frio e desafiador. Uma tempestade havia se instalado no seio do lar dos Cadore, e eles só perceberam o perigo quando parecia tarde demais. Douglas não sabia mais como sustentar um casamento com tantas áreas comprometidas. Apenas uma saída pareceu ser possível - o divórcio. Será que ainda haveria chances para reconstruir este lar? Para Samantha, restava uma última opção: reconquistar seu esposo. Isso não seria nada fácil. As colunas somente poderiam ser reerguidas com a ajuda de um verdadeiro Mestre de Obras.
Personagens importantes aparecem para ajudá-la, e outros surgem dispostos a separar de vez esses dois corações apaixonados. Fé, amizade, traição, superação e muito romantismo permeiam as páginas deste lindo romance cheio de surpresas.
Quem nunca comprou um livro pela capa? Eu comprei rs. 

À Espera de Um Adeus além de ter uma capa linda, tem uma leitura agradável, uma história que serviu para acrescentar ainda mais a minha vida. Fiz no livro uma coisa que nunca tinha feito antes, saí marcando com caneta colorida os textos que mais me marcaram. (eu sei, eu sei, isso não se faz. Mas com esse livro foi impossível resistir)


A autora Jorgeana Jorge nos apresenta Samantha, uma esposa que tenta resolver tudo sozinha, ficando cansada e estressada com as situações vividas no dia a dia, mãe de três filhos, religiosa desde pequena, professora e ainda cuida da casa e da família. Samantha é casada com Douglas, um bombeiro, com a função de capitão, conhecido pela cidade pelos seus serviços prestados, um pai que não dá limites aos filhos, principalmente a filha que acaba de entrar na fase da adolescência. 


Para a sociedade, Samantha e Douglas são um casal perfeito, mas a realidade não é bem assim... Samantha vive uma rotina muito corrida, não prestando atenção ao seu casamento; no relacionamento do casal deixa de existir afeto, carinho e cumplicidade. Douglas incomodado com a situação em que ambos estavam vivendo, pede a separação! 


Samantha leva um susto, não acreditando no que esta ouvindo, não enxergando o que poderia ter feito de errado. O único pedido que ela faz ao marido é esperar acabar a primavera para avisar a família sobre essa decisão, seria um ano muito importante para os seus filhos. O maior problema do casal, ao menos nesse início, era que não existia mais diálogo entre eles. 


Como se isso não fosse o suficiente, o casal ainda é perseguido por inveja, claramente perceptível, muitas vezes, no decorrer do livro.

Depois do baque que Samantha sofre, ela passa a sentir saudade do início do casamento, do amor que eles tinham quando jovens e a querer ter aquele amor de volta. Será que Samantha vai conseguir reconquistar o seu grande amor até a primavera? 
"Samantha não se achava em condições de se expor para o mundo em sua nova condição. As dúvidas em relação ao seu futuro eram fantasmas que a atormentavam. Ela não sabia o que seria dela se não fosse o marido." Pág. 358
Já Douglas, mesmo pedindo a separação, ainda amava Samantha, só que seu orgulho formava uma forte barreira não o deixando enxergar esse sentimento com clareza e isso gera uma questionamento frequente no leitor: "Será que ele vai conseguir perdoar tudo que eles passaram?"

Esse não é um problema só dele, entretanto. Samantha também tem sérias questões envolvendo o orgulho, que só colaboram para atrapalhar ainda mais uma situação já nada boa.


O livro tem um enredo evangélico, mas nada forçado, a história nos mostra como devemos lutar com todas as nossas forças pela pela manutenção de nossa felicidade ao lado da família. 


Samantha faz essa busca por Deus para ser ouvida, chorando muitas madrugadas para ter seu casamento restaurado. 

Quando terminei a leitura do livro fiquei extasiada, que história perfeita!! É um livro apaixonante, que nos mostra a simplicidade do amor, a compaixão, a humildade, a fé, a amizade. 

Todo casal antes do casamento deveria ler ou, se não teve oportunidade de ler antes de casar, deveria ler depois. Com ele podemos ter uma visão melhor do que é um casamento, de tudo que ele envolve. Me fez pensar sobre o que eu poderia melhorar no meu.

À Espera de Um Adeus serviu para abençoar a minha vida e creio que servirá para abençoar quem for ler os ensinamentos que a autora compartilha com sábias palavras. 


Comente com o Facebook:

45 comentários:

  1. Nossa, fiquei doidinha pra ler!!!
    Mais um que vai pra minha interminável lista.. rsrs
    Um livro sobre relacionamentos que eu sempre recomendo é "As 5 linguagens do amor" é ótimo e nos ensina a compreender as diferentes formas de amar, ajuda muito em todo tipo de relacionamento.. rsrs

    Obrigada meninas, vcs arrasam nas resenhas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru,
      pode colocar na sua listinha hehehehe
      livro muito bom, vale muita a pena a leitura.
      beijos e obrigada

      Excluir
  2. Amiga, eu posso dizer que você se superou! Estou muito feliz em ver um livro "diferente" como esse aqui! Sabemos que a realidade de um casal não é sempre um conto de fadas que os livros sempre trazem, que os problemas vão além de uma mulher querendo separar o casal. É os problemas do dia a dia, o orgulho que tantas vezes acaba ferindo um ao outro! E até a pessoa mesmo, porque ela vai deixando as feridas dentro de si e não se permite dizer o que a machucou! É triste, fiquei encantada com a sua resenha! E não vejo a hora de ter esse livro nas minhas mãos para ler!
    Amei!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Isaaaaaaaaaaaaaaa,
      obrigada, fico feliz da vida!!!
      É uma história linda, que me tocou profundamente e me fez refletir sobre a minha vida. Muitos casamentos caem na rotina, não percebendo.
      Pode comprar, você vai amar!
      beijos

      Excluir
  3. Olá!!

    Eu sempre compro livro pela capa!! Realmente a desse é muito bonita!
    O enredo é bem interessante e saber que os dilemas são tão reais é muito legal.
    Acho que isso nos prende nos deixa curioso.

    Parabéns pela resenha e fiquei hiper feliz que o livro te encantou taanto :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Ameiiiii de coração o livro, vale a pena e muito!
      É um livro para ter na cabeceira.

      Obrigada pelo comentário
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Daya,
    Você sempre buscando livros diferentes e alguns com a postura cristã, sempre bem similar com a sua personalidade, sempre doce e amável. Eu acho que você está certa em marcar o livro, eles são feitos para nossa degustação.
    Em tempo: essa capa é lindíssima, que bom que vc comprou o livro por ela e não se arrependeu.
    Boo Nina,
    http://www.rascunhocomcafe.com/2015/04/a-lista-de-brett-simples-e-emocionante.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gi,
      Obrigada por tudo!!!
      Comprei pela capa e nem sabia que era evangélico, uma história linda!
      beijos

      Excluir
  5. Olá, Daya.

    Que postagem mais linda. Fiquei emocionada com as suas palavras. Não sabe como é importante para nós escritores o feedback do leitor. É muito motivador saber que estamos seguindo no caminho certo. Obrigada pelo seu carinho pelo nosso trabalho. Super bj.


    Sua resenha está muito bem escrita. Parabéns. Leva jeito para escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorgeana,
      Como estou feliz por comentar aqui :) hehehehe
      Amei Samantha e me identifiquei muito com ela.
      Aguardo ansiosa próximos livros e a continuação desse casal lindo.
      Obrigada sempre
      Beijos

      Excluir
  6. Oiii Daya, tudo bem???
    Primeira vez aqui no seu blog e já dou de cara com essa resenha linda =D
    Quase comprei esse livro pela capa também, hehe., mas não curto comprar da saraiva :P
    Adorei o tema abordado que é um tema recorrente nas nossas famílias :( , só não gostei muito do toque religioso, pois não curto,. Mas você disse que ele é tão suave que eu relaxei =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gih,
      É um livro que me tocou profundamente e me fez refletir sobre a minha vida. Fala sobre o papel do casal no casamento, não é uma simples história, é a realidade de muitos casais. Indico a leitura, comprei e ainda deu de presente para duas pessoas rsrs
      beijos e até breve

      Excluir
  7. Parece interessante! São tão comuns as histórias onde as pessoas se conhecem e se apaixonam. Nesse ao contrário, pelo que pude ver na resenha e na sinopse trata-se de resgatar algo, reconstruir. Muito legal para quem é casado, principalmente, já que atualmente vemos muitos casais fazendo o movimento contrário e desistindo do que construíram um dia! Fiquei com muito vontade de ler essa história! A resenha está ótima também, clara, concisa, e passou o recado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Deborah, esse realmente é um livro diferente dos que têm saído atualmente. Esse não fala sobre conquista e sim reconquista. Não fala sobre começar algo, mas sobre lutar para não perder aquilo que um dia conquistou.

      Se você realmente vier a ler a história, depois dá um pulinho aqui e conta pra gente o que achou. Adoraríamos ter tal retorno.

      Bj

      Excluir
  8. AMEI a resenha!
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro e ja coloquei na minha listinha!
    Q bom q existem autoras e livros que passam valores tao bonitos!
    Bjsss
    e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais,
      Verdade, muito bom ter livros que fazem isso, com escritores que se preocupam.
      Pode colocar na sua listinha que você vai amar, um ótimo livro.
      beijos

      Excluir
  9. Olá Daya.
    Ainda não comprei um livro só pela capa, mas a capa é um fator fundamental para que eu pegue o livro e de uma olhada na contra-capa e orelhas, se tiver. Não sou muito de ler histórias que o foco é o romance, mas a história parece ter mensagens muito bonitas.

    Beijos
    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ola Daya lindona menina que capa linda, gostei muito da premissa e quem as vezes não passa por essa situação da rotina deixar nossa vida de pernas pro ar, muitas vezes é preciso parar, respirar e refletir sobre tudo. Pelo visto o livro nos presenteia com uma linda mensagem. Já quero ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi! Tudo bem?

    Eu já comprei livro pela capa também! \o/ hahah É tão bom quando fazemos isso e o livro nos agrada, não é mesmo? Nunca cheguei a gostar tanto de um livro a ponto de sair marcando tudo com caneta hahahahha Espero ter essa experiência um dia. Olha, apesar da premissa interessante, eu não leria o livro agora. Estou em outra onda literária e o gênero no momento não me cairia bem.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?!

    A capa do livro é realmente muito bonita, mas a história não é pra mim.
    Pelo que eu vejo da sinopse e das resenhas do livro a história parece um manual de comportamento, em como ser a esposa perfeita e mostra como a mulher deve agir para reestruturar o seu casamento, como se isso coubesse só a mulher. Como se o erro fosse só dela. Não penso assim, acho que as vezes as coisas realmente não dão certo e o melhor é separa do que ficarem duas pessoas infelizes em um relacionamento frustrado. Então, não me arriscaria a fazer essa leitura, pois já sei que eu não iria curtir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa, essa resenha está perfeita. A sua empolgação para falar do livro é o mais animador. ESPERO ler um dia. Amo esses livros que passam mensagens importantes e nos marcam. E pode apostar que eu sou um tanto orgulhosa então essas coisas talvez servissem para eu pensar um pouco aahhahha mesmo eu não tendo nenhum relacionamento no momento.
    bjs.

    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ualll parece se tratar de um livro maravilhoso! De fato os casais precisam ler livros desse gênero, afinal, a vida de casado por mais que exista amor não é nada fácil, ainda mais quando envolve filhos (acredito eu mesmo não tendo filhos rsrsrs).
    A capa é magnífica mesmo...

    Como bibliotecária, se fosse em outras épocas eu te condenaria por marcar o livro com caneta, mas hoje, entendo isso como uma forma de expressar algo que está sentindo no momento, quer ver, deixe passar uns anos e leia novamente a obra, você com certeza lembrará em algum momento o porque de grifar aquele trecho, e mais do que isso, com certeza irá grifar outros trechos totalmente diferentes destes.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi..Não conhecia o livro nem a autora,gostei bastante da sinopse e da sua resenha pois ela nos esclarece um pouco mais com é o desenrolar do enredo e nos deixa com um gostinho de quero ler esse livro já!!!
    Na resenha vemos um casamento rumando para o fracasso e fiquei super curiosa como seria o final se eles superaram todos os obstaculos e venceram mais essa ou se cada um toma seu rumo..E o que falar dessa capa?? Linda demais!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/titulo-fragmentados-autor-neal.html

    ResponderExcluir
  16. Achei uma história bonita, vi um vídeo uma vez, parecido com esse livro. O casal já não se suportava e a mulher pediu 1 mês para eles se separarem e que durante esse período eles se tratassem bem, depois contariam ao filho e a família sobre a separação. Acontece que ela tinha uma doença que a estava matando e não contou pra ninguém, seu tempo de vida era justamente um mês e no final, o marido não queria mais se separar, mas foi surpreendido com a morte da esposa. Achei um pouco parecido com esse livro e fiquei muito curiosa com essa leitura.

    ResponderExcluir
  17. Olha, eu não leria.
    O enredo evangélico e a situação da protagonista são tudo o q vai contra meus princípios. Uma mulher que se desdobra pelo casamento e quando ele acaba fica chorosa atrás de deus?
    Honestamente, não vejo nada de bonito, e nem leria pra não me irritar.

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Nossa,esse livro parece ser bem legal. Eu sou fã de livros que consegue mexer com a gente. E esse daí parece ser um prato cheio,rsrs, achei a capa realmente muito bacana e vou anotar a sua dica é espero poder compra lo.
    Bjks

    ResponderExcluir
  19. OIe. Olha realmente parece ser um livro bonito e com uma temática que é bastante normal hoje em dia em que os casamentos não duram mais como antigamente, né? Só pelo fato de você ter citado a questão de ter um pouco de questão evangélica já me desanima, pois não curto livros com questão religiosa já que muitos tem ponto de vista que pode interferir na leitura, mas acredito que a protagonista precisava puxar forçar de algum lugar!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Daya!
    Adorei o enredo do livro, super real mesmo, bem a rotina social. Deve ter sido dificil pra personagem enfrentar o pedido da separação, até achei que "na primavera" haveria alguma coisa, mas pelo jeito não, eles se separaram mesmo ne. Só espero que essa história tenha final feliz e que o casal volte a ficar junto, desde que cada um tenha aprendido a se entregar mais um para o outro e que o companheirismo passe a prevalecer.
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olha quando eu fiz a leitura desse livro eu fiquei bastante impressionada com todas as reviravoltas que iam acontecendo na estória e sinceramente tenho que confessar que a escrita da autora me encantou em todos os sentidos. Mas o que mais me surpreendeu de verdade foi o seu desfecho. A autora soube conduzir uma estória nos passando uma lição e nos fazendo pensar. Ela realmente tem DOM para escrever uma bela estória e espero poder ler o segundo em breve....

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/dia-de-quote-18.html

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro esse selo da Novo Século, sempre tenho surpresas muito boas. Inverno frio é o meu sonho de consumo da vida (rs). Apesar de não ser um gênero que goste muito ler, fiquei interessada na leitura. Não sei se foi pelo fato do inverno ou se fala como melhorar o relacionamento.

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?

    Que capa linda. Eu também já comprei livro pela capa. Haha. Mas hoje não faço mais isso. (Quero dizer, não tanto como antes). Mas você tirou a sorte grande, pois acabou acertando no livro, ele parece muito interessante. Não conhecia, mas amei a dica.

    beijos
    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Já fiz muito isso de comprar pela capa, ainda bem que até agora não me arrependi, rs. Sobre a trama, eu achei ela linda, e gostei de saber que esse lado evangélico não é muito "forçado", pois sinceramente não gosto muito deste tipo de leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Daya,
    O livro parece ser realmente apaixonante. Um casamento nunca é fácil, com toda a rotina e problemas que vão aparecendo, às vezes, as pessoas acabam deixando o sentimento de lado. Esse livro parece ser uma ótima oportunidade para reflexão sobre os próprios atos. Gostei muito.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Eu achei a capa desse livro incrível kk' Sobre a história eu achei muito legal e atual, porque é muito comum acontecer isso no dia-a-dia por conta do trabalho e até das redes sociais e acaba desgastando o relacionamento. Eu fiquei bastante curiosa e vou adicionar aos livros que eu quero ler.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  27. A capa é realmente bela, mas esse quê evangélico na história me desanimou, pois não gosto de ler histórias que envolvam muito a religião, mas pelo visto a história é tão encantadora quanto a capa e para quem ler em momentos pré-casamento ou durante casado deve ser muito bom para enxergar a quantas andam o próprio relacionamento.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Daya, eu sempre tive vontade de ler esse livro mas nunca tive oportunidade, espero conseguir lê-lo esse ano e ver se realmente vou gostar dele. Mas confesso que sua resenha me cativou a ir atrás o quanto antes, parece incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  29. Agora está falando com o rei de comprar livros pela capa! Rrsrsrs...
    Não gostei muito da premissa do livro, por agora não leria, mas a resenha esta ótima, o tema parece ser bem pertinente para os casais atuais que passam por turbulências no relacionamento...

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Que capa maravilhosa mesmo, hein! Olha, eu vou te contar que eu marco os meus livro, não só com post-its, mas com sublinhados e anotações inclusive, pois gosto muito de fazer releituras e, dessa forma, posso retomar algumas reflexões feitas na primeira leitura. Claro que faço isso somente nos meus livros. Em livros de biblioteca ou emprestados por outra pessoa, jamais. Respeito absoluto!
    Assim como a capa, a história parece ser muito bonita. Fiquei tocada com o drama de Samantha e Douglas. Separação é algo muito triste, e o orgulho só atrapalha! Dica super anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Me identifiquei com você e também compraria esse livro pela capa, espetacular! A premissa do livro, bem como a estória, me parece trazer temas bem pertinentes e até diferentes do que encontramos por aí. Acho que muitos relacionamentos hoje em dia acabam pelo desgaste e pelo rotina, a falta de algo novo. Gostei muito da resenha e fiquei bastante curiosa com a estória, já será colocada na minha lista de leituras. Espero gostar muito *-*

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  32. Oi Daya,
    Menina marca livro com caneta, não!!!!!!! usa post it.kkkkkkkkkk
    Desculpa mas eu tenho toc com meus livros,rs.
    Mas vamos falar dos seu livro. Achei a capa maravilhosa e a premissa muito interessante.
    Pela sua resenha parece um daqueles livros que contém vários ensinamentos e com uma situação real que com certeza está na vida de todo mundo e que pode ajudar muita gente.
    Adoro livro assim que mexem com os sentimentos do leitor e claramente dá para ver que mexeu com seus.
    Sugestão super anotada.
    Amei, de verdade.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Olá

    Gostei da premissa fo livro, bem diferente do que geralmente encontro nos livros, a gente ver mais é a história do casal que separou e cada um foi pro seu lado, agora um que está tentando salvar a relação é bem mais raro,vou colocar na minha lista, gostei da resenha bem direta.

    Bjss

    ResponderExcluir
  34. Que capa linda *_____*
    Eu já marquei alguns livros com caneta colorida... Agora uso post-it, mas acho que o legal é rever depois as marcações - e muitas vezes marcar outras em uma releitura.
    Achei a premissa do livro bem interessante, e pela sua resenha ele me pareceu encantador. Mesmo com o enredo mais evangélico e eu não leia muito livros assim, fiquei bem interessada em conhecer essa história e me apaixonar pelo livro.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  35. Oiiie,

    Você está falando com uma pessoa que a maioria das vezes só compra pela capa kkkk E com certeza iria comprar, que capa mais linda gente?! Essa estória me lembrou o Tio Nick, cheio de amor e encontros e desencontros rs ainda mais por ter um enredo evangélico, gostaria muito de poder lê-lo.Adoro marcar livros, mas tem hora que fico morrendo de pena e não marco kkk Mas com tem horas que uns quotes vele a pena

    BJs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  36. Adoro esse tipo de estória, acredito que são as que mais me tocam, de alguma forma esse livro me fez lembrar do filme/livro A Prova de fogo, que também vai falar da recuperação de um casamento.
    Eu também não costumo escrever em livros, mas as vezes é bom !
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Eu já li esse livro e posso dizer:É MARAVILHOSO,uma estória que nos faz refletir,e que nos ajuda e nos ensina em todos os capítulos,recomendo muito a leitura,pq é sempre bom ler algo que venha a nos acrescentar,e o final dele é INIMAGINÁVEL,INCRÍVEL..

    ResponderExcluir